Vivalá prepara expansão para consolidar o turismo sustentável no Brasil

Negócio social pretende injetar R$ 30 milhões em comunidades tradicionais indígenas, ribeirinhas, quilombolas e sertanejas até 2032

Divulgação

Como forma de aumentar cada vez mais o impacto socioambiental positivo nos biomas e em comunidades tradicionais brasileiras, a Vivalá irá executar seu plano de expansão para consolidar o turismo sustentável no Brasil. Após receber aportes de investidores profissionais, como Harvard Angels, Synthase Investimento de Impacto e executivas de alto escalão da Gympass e Bitso, a Vivalá irá expandir tanto sua presença em unidades de conservação brasileiras quanto seus canais de distribuição de experiências profundas e com propósito.

De acordo com Daniel Cabrera, cofundador e diretor executivo da Vivalá, com estes novos investimentos, a Vivalá vai acelerar sua expansão para unidades de conservação de todas as regiões do Brasil nos próximos dois anos e injetar até o ano de 2032, mais de R$ 30 milhões nas comunidades tradicionais locais através da compra de serviços de base comunitária. Além disso, visa alcançar 120 mil horas de voluntariado em seus programas de viagem de Volunturismo de saúde, educação, meio ambiente e bioeconomia. “Entendemos no turismo sustentável uma oportunidade única de criar experiências realmente transformadoras para os viajantes, empoderar as comunidades tradicionais e ajudar a conservar a biodiversidade do planeta. Estamos trabalhando para que o Brasil se torne a principal referência de turismo sustentável do mundo”, comenta.

O período de pandemia que estamos vivendo fez com que as pessoas repensassem a forma de viver, suas prioridades e também seus valores. A Vivalá chegou para mudar o ecoturismo no Brasil. É o que afirma Alexandre Colombo, investidor associado da Harvard Angels. Para ele, o investimento no negócio social é a oportunidade de fazer parte de uma organização que desenvolve uma nova forma de se viver experiências no país.

“A Vivalá atua de uma forma muito mais consciente e sustentável, inserindo definitivamente o conceito de volunturismo nos hábitos dos viajantes. Acreditamos que a Vivalá fará do Brasil o maior e melhor destino turístico para todos aqueles que queiram viver uma experiência única e inesquecível nos lugares mais incríveis do planeta. Como não poderia ser diferente, investimos em um negócio que acreditamos que possa crescer muito nos próximos anos”.

Outro investidor do negócio social, a Synthase Investimento de Impacto é um grupo que apoia e investe em startups que tenham nascido para solucionar problemas socioambientais relevantes para a sociedade, e que atuem nas áreas de saúde, educação, inclusão financeira ou meio ambiente. “A Vivalá está capacitando centenas de pessoas para se tornarem aptas a desenvolverem um trabalho incrível de turismo de base comunitária em suas comunidades. Esse turismo sustentável gera emprego, renda, qualidade de vida e conservação da biodiversidade de algumas das áreas mais importantes do planeta”, comenta Claudio Neszlinger, Managing Partner da Synthase.

Claudio também disse, “dentro da nossa avaliação de investimento, olhamos muito os empreendedores, sua relação com a causa, visão de mercado, capacidade de gestão e de encantar pessoas com a narrativa do negócio. Vimos tudo isso na Vivalá”.

A  organização que já atua em 8 estados brasileiros entre os biomas da Amazônia, Caatinga e Cerrado, deve chegar a 10 estados até o fim de 2022 e dobrar até o próximo ano. Suas experiências de Turismo de Base Comunitária (TBC), Turismo de Base Comunitária de Aventura e Volunturismo podem ser feitas em grupos em datas pré estipuladas ou em períodos flexíveis de acordo com a disponibilidade de seus viajantes. Com forte atuação voltada para o público final, a Vivalá também abrirá frentes especiais em projetos com escolas, universidades, um programa ESG para empresas, além de sua distribuição internacional que visa atrair estrangeiros para seus programas no Brasil.

No site www.vivala.com.br, é possível encontrar todos os roteiros e expedições disponíveis. Para mais informações entre em contato no e-mail contato@vivala.com.br ou no telefone (11) 95658-5778.

Sobre a Vivalá

A Vivalá Turismo Sustentável no Brasil surgiu em 2015 como uma empresa social com a missão de ressignificar as relações das pessoas com o Brasil através do Turismo Sustentável, empoderando comunidades e ajudando na conservação da maior biodiversidade do mundo.
A organização é especializada em expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades tradicionais locais através do Turismo de Base Comunitária. A Vivalá recebeu 10 prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais importantes em sua trajetória, sendo convidada para compor a rede Young Leaders of Américas do Departamento de Estado Americano em 2018, premiada como a agência mais sustentável do Brasil em 2019 pela ONU, Organização Mundial do Turismo e Braztoa, além de ter sido escolhida, em 2021, pela Fundação Grupo Boticário, Aceleradora 100+ da Ambev e PPA, e iniciativa global da Yunus & Youth para fazer parte de seus programas de aceleração. Em 2022, venceu pela segunda edição consecutiva o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em reconhecimento às ações sustentáveis durante a pandemia e está sendo investida pela AMAZ, Harvard Angels, Synthase, entre outros, para acelerar seu crescimento e impacto socioambiental.

Redação: NordestinosPaulistanos – Leanderson Amorim

Por Jéssica Amaral – DePropósito Comunicação de Causas