Verão: descubra como harmonizar pratos típicos da estação com diferentes tipos de cachaça

João Almeida, sócio proprietário da Middas Cachaça, explica como harmonizar essa bebida clássica com diferentes tipos de pratos consumidos durante esse período

Traditional Brazilian Cachaça. Used to make the drink caipirinha

Assim como todas as estações, o verão também possui suas particularidades. Algumas bebidas e pratos são mais indicados para serem apreciados durante esse período, sejam por serem mais leves ou pela refrescância que proporcionam. Quando falamos em porções, muitos já associam com praia e uma cerveja gelada como o combo perfeito. Porém, existe uma outra bebida tipicamente brasileira que vai muito bem durante esse período e que pode ser uma ótima opção de harmonização: a cachaça, que pode ser apreciada pura ou na forma de drinks.

Nem todo mundo sabe, mas há diferentes tipos de cachaça. Pensando nisso, João Almeida, sócio proprietário da Middas Cachaça, explica como harmonizar essa bebida clássica com diferentes tipos de pratos consumidos durante o verão, confira:

– Frutos do mar

Quando falamos em pratos típicos do verão, muita gente costuma lembrar do camarão, principalmente das porções que são vendidas na praia. Uma boa pedida para harmonizar com frutos do mar é a cachaça pura. Como ela não passa pelo processo de envelhecimento em barris, a cachaça não ganha o sabor da madeira, ressaltando o aroma e o gosto apenas da cana-de-açúcar. Ela deve ser servida bem gelada.

– Frango à passarinho

Outro clássico que não pode faltar, o frango à passarinho, combina com cachaças envelhecidas, ou seja, que passam pelo processo de envelhecimento em barris ou dornas. Por ser uma cachaça de sabor marcante, ela é indicada para ser consumida junto com pratos mais fortes, já que não é ofuscada pelo sabor do prato. A cachaça envelhecida pode ser saboreada em temperatura ambiente.

– Sorvete

Variety of ice cream scoops in cones with chocolate, vanilla and strawberry

Sim, parece uma situação inusitada harmonizar cachaça com sobremesa, mas isso é possível. Para se refrescar, nada melhor que saborear um sorvete durante o verão. As cachaças envelhecidas em amburana possuem notas de canela e um aroma doce, ideal para serem consumidas acompanhadas de uma sobremesa gelada.

– Salada de Frutas

Outra sobremesa que a gente sempre lembra quando o assunto é a estação mais quente do ano, a salada de frutas feita com maçã, morango e banana combina com uma cachaça produzida com canela Sassafrás. Essa canela inclusive é famosa por suas propriedades medicinais, já que ajuda na redução da pressão arterial, ameniza problemas de pele e resfriados.

– Salada

 

Seja como entrada ou até mesmo como prato principal, a salada é uma ótima opção para ser saboreada durante o verão. Na hora de brindar, escolha as cachaças brancas, que são conhecidas por terem sabores mais intensos e ardentes. Como ela não sofre nenhum tipo de envelhecimento durante o processo de produção, não possui qualquer alteração em sua cor.

Sobre a Middas

A formula Middas resulta em um sabor único e especial da bebida, de baixa acidez e de intensa sensação olfativa. Tal como a arte, a Middas possui um toque especial. A inovadora proposta traz uma cachaça acompanhada de um frasco com ouro comestível de 23 quilates, importado da Alemanha e que possui certificado de qualidade da União Européia. A mistura do ouro ao produto dá a ele o máximo da sofisticação e do requinte que uma bebida com padrões internacionais de excelência pode proporcionar aos mais exigentes paladares. Saiba mais em www.middascachaca.com.br

Redação @nordestinospaulistanos

Por Renato Lopes – Notícia Expressa