Último dia do Fortal 2022 encerra com shows de artistas nacionais de diferentes ritmos em edição histórica

Divulgação

Ao todo, o festival reuniu 40 atrações com público de 400 mil foliões de diversas partes do país durante quatro dias

Em edição histórica, celebrando a retomada após uma pausa de dois anos, o último dia do Fortal 2022 ficou eternizado na memórias dos foliões, que marcaram presença em peso para curtir a programação. Grandes artistas nacionais dos mais diferentes ritmos comandaram o agito ao amanhecer, encerrando com grande estilo o maior Fortal de todos os tempos.

Durante os quatros dias de festas, o festival reuniu mais de 40 atrações musicais, contagiando um público estimado em 400 mil foliões de diversas partes do Brasil e do mundo.

Energia da Avenida

O rei do Fortal e astro do axé, Bell Marques abriu a noite de festas com o icônico bloco Sirigüella. A pasagem na avenida foi repleta de uma avenida lotada com fãs que entoavam os sucessos do rei com grande fervor. Ao final do desfile, Bell elogiou o festival e prometeu sua volta na próxima edição, considerada a comemorativa de 30 anos de lançamento do Fortal.

Embalada pela energia de Bell, Ivete Sangalo comandou mais uma passagem do bloco Village. Assim como a edição de 2019, Veveta quebrou o protocolo e puxou o trio por três voltas na avenida, fazendo a alegria dos milhares de foliões apaixonados que a acompanhavam, lotando o Corredor da Folia. A rainha do axé ainda dividiu o microfone com LUCAS, atração principal do palco Avenida, que tem sua carreira musical amadrinhada pela cantora baiana.

O forrozeiro Jonas Esticado liderou a primeira volta do Eh Loco, bloco repleto de energia positiva e diversidade de ritmos. Com um repertório marcado por sucessos da carreira, como “Investe Em Mim”, e de hits recentes da música sertaneja e forró, dentre eles “Bloqueado”, “Red de Maracujá” e “Termina Comigo Antes”, Jonas surpreendeu o público com animação até o final do circuito. O trio ainda contou com participação especial do também artista do forró, Marcinho.

Encerrando com grande estilo, o último desfile do bloco Eh Loco foi orquestrado por Henry Freitas, estreante do Fortal e sensação do forró e piseiro. Garantindo a “revoada” dos foliões, Henry dividiu o setlist entre hits da carreira e sucessos nas paradas musicais em versões do axé e swingueira para contagiar o público. Assim como Jonas, Henry deu espaço a vozes da música local, como Sousete e Artur Bacanna, para renovar o fôlego e não deixar ninguém parado na avenida.

CAMAROTE MUCURIPE

Um dos espaços mais procurados da folia, o Camarote Mucuripe foi palco de reencontros e muita agitação ao som de axé, trap e funk. Marcinho fez sua estreia no Fortal, abrindo a programação com um repertório cheio de hits do verão para deixar o público sintonizado na folia.

Em sua segunda passagem por Fortaleza, o trapstar Matuê levou sua energia única e sinistra que contagia os maiores palcos do país. O primeiro artista do trap a se apresentar no Fortal, “Tuêzin”, apelido dos fãs, mostrou o porquê é considerado uma das maiores referências da cena com um repertório repleto de sucessos, como “Quer Voar”, “Máquina do Tempo”, “Vampiro” e “Malvadão”, e cenografia com fogos, luzes e fumaça para emocionar o público.

Em seguida, Dennis foi o escolhido para transportar os foliões da energia única do trap ao rave e batidão de um baile funk carioca. No setlist, o público curtiu sucessos do funk, em remixes únicos com a batida da eletrônica e funk carioca, que tornam o DJ o hitmaker do momento. Ao final da festa, Dennis abriu o palco para participação de convidados e famosos, como Hiago Arraes, Felipe Prior e Lucas Bissoli e Eslovênia Marques.

Ao amanhecer, Rafa e Pipo Marques encerraram a festa, embalados por um carisma único e grandes sucessos do axé, samba e reggae para deixar o público com saudade do Fortal.

PALCO AVENIDA

Privilegiando a energia positiva do axé, o Palco Avenida recebeu o artista baiano LUCAS para comandar o agito principal no palco. Nascido e criado em Salvador, LUCAS é um dos nomes recém-lançados da nova geração do axé music. Amante de micaretas e festas de Carnaval, o artista trouxe no set os principais sucessos de artistas do axé, como Bell Marques, Saulo Fernandes, Ivete Sangalo e Banda Eva. Celebrando a estreia no Fortal, LUCAS lançou seu mais novo EP, preenchido por músicas inéditas, surpreendendo ainda mais o público. Paulinho Calado e o DJ Justa Music também chegaram para completar a folia com hits do cenário musical atual.

TRANSMISSÃO NO YOUTUBE

Desde o primeiro dia de folia, os fãs do Fortal puderam acompanhar toda a programação de shows e desfile de trios de casa através da plataforma Youtube. Em um espaço próprio, dentro do Corredor da Folia, a live única foi pilotada pelos apresentadores Betinho e Amanda Françozo. A dinâmica inspirada nas lives de grande festivais e edições do Carnaval do Rio de Janeiro e Salvador, transportandi toda a energia indescrítivel do Fortal aliada a alta tecnologia da transmissão, interação e conteúdos extras como entrevistas inéditas com artistas direto dos trios, diretores, coordenadores de blocos e celebridades que deixaram sua marca na 29º edição do Fortal.

TRANSMISSÃO AO VIVO 

Sucesso e agitação de marcas

Nos quatro dias de Fortal, a Brahma e Beats, portfólios da Ambev, patrocinadora oficial do Fortal 2022, elevaram a experiência da festa com ações comerciais e um espaço premium dentro do Corredor da Folia. Ao todo foram mais de 70 influenciadores e personalidades da mídia ativados. Entre eles estão: Nicole Bahls, Gabi Martins, Kerline Cardoso, Bill Araújo, Duh Marinho, Kenya Borges, Pedro Monteiro, Only Fuego, Edgel e Marissa Pimenta.

O Espaço Brahma ainda reuniu artistas locais, como Brendynha, Ian E Ousadia, Laninha Show e Verão S/A, além de influenciadores e jornalistas. O Túnel Beats proporcionou um momento único para o folião, ao distribuir uma super novidade, o Ice Pops, da Beats, que até então esteve presente no Carnaval de São Paulo.

Arnaldo Garcia, head de marketing regional da Ambev, classifica a 29ª edição do Fortal como a mais cremosa entre todas realizadas até hoje, já que pela primeira vez, Brahma e Beats estiveram juntas como patrocinadoras do evento, que também contou com as marcas Mikes e Zé Delivery, da cia.

“A Ambev está presente em todos os lugares. Na praia, no bar, no restaurante, nas festas e não poderia ficar de fora dessa que é um das principais eventos do Brasil. Brahma, Beats, Mikes e Zé Delivery marcaram presença e levaram para os foliões experiências completas, como um camarote especial que foi um dos mais elogiados pelos presentes e, o túnel Beats que foi histórico”, comemora Arnaldo.

Redação NordestinosPaulistanos – Leanderson Amorim

Por Por Andressa Siqueira – Capuchino