Chef Cecília Victorio sugere receitas práticas para o Natal  

Bolos e tortas com frutas da estação e amêndoas são opções charmosas para deixar o Fim de Ano irresistível 

O Natal está chegando e nada melhor do que reunir as pessoas para a Ceia em torno de uma mesa cheia de delícias e doces que também podem se transformar em lindos presentes e até incrementar a renda de quem quer ganhar dinheiro extra nessa época.

Para quem quer ir para cozinha, a Cecília sugere receitas que levam as frutas secas e da estação como a Torta Fredda de Pêssego que combina o sabor doce da fruta fresca com o azedinho do iogurte numa sobremesa super charmosa.

Outras sugestões são a Torta Natalina que também leva passas e nozes, a Torta Marquesa decorada com flores de maçã e o Red Velvet Festivo, coberto com cream cheese e frutas vermelhas. Para manter a tradição, a chef também sugere um Bolo Natalino com Frutas Secas Caramelizadas recheado com sabor de festa. Confira!

Torta Fedda de Pêssego

TORTA FREDDA DE PÊSSEGO

Ingredientes:

Crosta:

1 pacote de 200g de bolacha maisena

1/3 de xícara de margarina sem sal

1 xícara de chá de margarina sem sal derretida no micro-ondas

Creme de iogurte de pêssego:

2 xícaras de chá ou 500g de iogurte sabor pêssego

1 xícara de chá ou 200g de iogurte grego

1 ¼ de xícara de chá ou 250g de creme de leite fresco

½ xícara de chá ou 100g de açúcar de confeiteiro

2 colheres de sopa ou 24g de gelatina em pó incolor

7 a 8 colheres de sopa ou 80 ml de água filtrada

Recheio e decoração:

3 pêssegos firmes e maduros – 1 ½ pêssegos cortados em cubos e 1/ ½ cortados em meia lua

2 colheres de sopa de geleia de damasco

Folhas de hortelã

Modo de preparo:

Massa: Coloque as bolachas num processador ou liquidificador para triturá-las até formar uma farofa fina. Coloque essa a farofa num bowl. Adicione a margarina derretida e mexa até obter uma farofa úmida. Disponibilize uma forma com fundo falso de 20cm e forre o fundo com papel manteiga. Coloque a farofa e, com o auxílio de uma colher, nivele-a apertando levemente para baixo. Leve ao forno a 150º C por 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Dica: Caso queira congelar, após frio, coloque o disco de bolacha sobre uma base de isopor redondo do mesmo tamanho e enrole com plástico filme por 2 vezes e leve ao freezer. Validade 3 meses. Creme: Hidrate a gelatina com a água e misture. Deixe descansar por 10 minutos. Coloque os iogurtes num bowl e misture com o fuê somente para agregá-los. Adicione o açúcar de confeiteiro e mexa com o fuê rapidamente para dissolvê-lo e incorporá-lo bem. Reserve. Bata o creme de leite na batedeira em velocidade média até obter ponto de chantilly mole e reserve. Leve a gelatina ao micro-ondas por 15 segundos. Retire e mexa para homogeneizá-la. Coloque a gelatina no bowl da mistura dos iogurtes e mexa rapidamente com o fuê para que ela não solidifique. Junte aos poucos o chantilly batido e mexa até obter uma mistura cremosa. Reserve. Montagem: A montagem será feita na forma onde foi assada a base de bolacha. Misture os pêssegos em cubos com a geleia de damasco e reserve. Coloque no fundo da forma uma base de isopor. Sobre o isopor, coloque a base de bolacha. Coloque o creme de iogurte. Distribua sobre o creme os cubos de pêssegos saborizados. Afunde-os levemente. Cubra com plástico filme e leve para geladeira por 6 horas. Após resfriado, retire delicadamente a torta da forma. Decore com as fatias de pêssego em meia lua e folhas de hortelã.

Torta Natalina

TORTA NATALINA

Ingredientes:

2 de ovos médios

¾ de xícara de chá de açúcar refinado

200g de creme de ricota

raspas de 1/3 de limão siciliano

2 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de leite integral

1 colher de sobremesa de fermento em pó

1 ½ maçã verde com casca cortada em meia lua com 0,3mm de espessura

suco de 1/3 de limão siciliano

¼ xícara de chá de uvas passas pretas hidratadas em água por 15 minutos

¼ xícara de chá de uvas passas brancas hidratadas em água por 15 minutos

¼ de xícara de chá de nozes picadas

2 colheres de sopa de açúcar cristal

Modo de preparo:

Bata a ricota com o açúcar por 2 minutos. Junte os ovos inteiros 1 a 1 e continue batendo por mais 2 minutos. Adicione a farinha aos poucos e bata por mais 2 minutos. Caso a massa fique muito espessa, acrescente o leite e mexa com a espátula até obter uma massa lisa e homogênea. Por último junte as raspas e o fermento e mexa com a espátula até agregar os ingredientes. Unte e enfarinhe uma forma com fundo falso de 24cm. Coloque toda massa na forma. Distribua as fatias das maçãs inclinadas com a casca verde levemente à mostra. Coloque as uvas passas e as nozes sobre o topo da torta e salpique com açúcar cristal. Leve ao forno a 180°C por 45 minutos.

Red Velvet Festivo

RED VELVET FESTIVO

Ingredientes:

Massa:

3 ovos médios

2 xícaras de chá de açúcar refinado

1/2 xícara de chá de óleo

1 ½ xícara de chá de leite integral quente

2 xícaras de chá de farinha de trigo

¾ xícara de chá de amido de milho

¾ xícara de chá de chocolate em pó 50% cacau

1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colher de sobremesa de corante em pó vermelho

Cobertura:

75g de cream cheese

2 xícaras de chá de açúcar impalpável

3 colheres de sopa de leite

Frutas Vermelhas: Morangos, Mirtilos, Amoras, Framboesas, Groselha à gosto

Folhas de hortelã

Modo de preparo:

Massa: Dilua o corante com um pouco de leite da receita e reserve. Bata no liquidificador por 2 minutos os ovos inteiros, açúcar, óleo e o leite. Coloque esse líquido em um bowl, acrescente o vinagre e mexa com o fuê. Em seguida, adicione aos poucos a farinha misturada com o chocolate e mexa bem até obter uma massa homogênea e lisa. Bata um pouco. Adicione o corante diluído e mexa rapidamente para incorporá-lo. Por último, junte o fermento e mexa delicadamente sem bater. Unte e enfarinhe uma forma de 22cm. Coloque a massa na forma e leve ao forno a 180°C por 45 minutos. Faça o teste do palito para ver se está assado. Retire do forno e deixe esfriar. Cobertura: Coloque o cream cheese e o açúcar impalpável num bowl e adicione um pouco de leite. Vá mexendo e incorporando o leite até obter uma calda cremosa, porém líquida. Espalhe a calda delicadamente sobre o topo do bolo deixando escorrer pelas laterais. Decore com frutas vermelhas e as folhas de hortelã a seu gosto.

Torta Marquesa

TORTA MARQUESA

Ingredientes:

3 ovos médios

200g de açúcar refinado

100ml de óleo

125g de iogurte natural

20ml de suco de limão siciliano

245g de farinha de trigo

25g de amido de milho

rapas de ½ limão siciliano

1 colher de sopa de fermento

Recheio:

2 maçãs pequenas descascadas e em cubos

sumo de limão siciliano

Decoração:

3 a 4 maçãs pequenas com casca, sem o miolo e cortadas em ½ lua com 3mm de espessura.

Sumo de ½ limão siciliano

50g de amêndoas em lascas

1 ½ colher de sopa de açúcar cristal

Modo de preparo:

Rosas de Maçã – Coloque as fatias de maçã numa tigela, cubra com água e adicione o suco de limão. Leve ao micro-ondas por 5 minutos ou até que as fatias fiquem maleáveis. Sobre uma tábua ou papel manteiga, coloque 8 fatias sobrepostas, enrole formando uma rosa. Massa / Montagem: Bata os ovos inteiros e o açúcar na batedeira em velocidade máxima por 3 minutos até ficar cremoso e esbranquiçado. Com a batedeira ligada, adicione o óleo em fio e continue batendo por mais 1 minuto, em seguida acrescente o iogurte e continue batendo. Pare de bater, junte a farinha e o amido aos poucos e mexa com o fué até agregar. Por último, junte o fermento e as raspas e mexa misturando tudo. Disponibilize uma forma de 20cm com fundo falso. Forre o fundo e as laterais com papel manteiga. Unte o fundo e as laterais. Coloque toda massa na forma. Marque visualmente o centro da torta e também 4 pontos em forma de cruz. Nesses pontos serão colocadas as rosas de maçã. Distribua nesses pontos alguns cubos de maçã de forma que eles formem uma estrutura para manter as rosas acima da massa e elas não afundem. Posicione as rosas nos pontos marcados e o restante dos cubos distribua sobre a massa. Com um garfo afunde os cubos delicadamente. Distribua as lascas de amêndoas sobre a massa, não sobre as rosas. Salpique o açúcar sobre toda torta, inclusive sobre as rosas de maçã. Leve ao forno por 45 minutos a 180°C.

Dica: Montar a flor de maçã com as fatias ainda quente e no de posicioná-las na torta.

Bolo Natalino com Frutas Caramelizadas

BOLO NATALINO COM FRUTAS SECAS CARAMELIZADAS

Ingredientes:

Massa:

4 ovos médios

3 colheres de sopa ou 90g de margarina sem sal

½ xícara de chá de açúcar refinado

½ xícara de chá ou 100ml de leite integral

1 colher de sopa de canela em pó

2 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio:

Mix de frutas secas – todas as frutas secas são 1/3 xícara de chá

40g de castanha do Pará picadas

40g de nozes picadas

40g de amêndoas picadas

40g de castanhas de caju picadas

40g de ameixa picadas

40g de uvas passas brancas picadas

40g de damascos picados

40g de cranberry

40g de tâmaras picadas

2 peras médias sem o miolo cortadas em meia lua em fatias não muito finas 80g de açúcar refinado

100ml de água filtrada

***Para sabor pera, use a pera Willians. Pode substituir também por maçãs

Modo de preparo:

Massa: Bata na batedeira a margarina e o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e fofo. Com a batedeira ligada, acrescente os ovos um a um e bata por pelo menos 5 minutos. Junte a farinha e a canela alternando com o leite. Adicione o fermento e mexa com o fuê somente para incorporar. Reserve. Montagem: Unte com margarina uma forma redonda de 20cm. Espalhe o mix de frutas secas no fundo da forma. Sobre o mix, espalhe o açúcar. Sobre o açúcar espalhe a água. Forre com as peras cortadas, fechando os espaços. Por último, coloque delicadamente a massa com uma colher. Leve ao forno por 60 minutos a 180º C. Desenforme morna. Dica: Para massa de chocolate, retire 20g de farinha e adicione 20g de chocolate em pó. 50% cacau.

Chef Cecilia Victorio

Instagram: chefceciliavictorio

Facebook: chefceciliavictorio  

Por Renata Rebesco ( Matéria Primma) 

Edição: Leanderson Amorim