Receitas refrescantes e saudáveis para amenizar o calor

Paçoca, abacate, frutas congeladas, cacau, pasta de amendoim, limão siciliano e whey protein são os ingredientes que compõem as sugestões 

Sorvetes
Reprodução

Ah, o verão! É inevitável querer beber algo gelado e saborear sorvetes nesta época do ano. São tantas opções deliciosas, mas quais são as mais indicadas para não burlar a dieta? A nutricionista Marina Gomes da Bodytech Pátio Paulista esclarece a dúvida; e para ajudar a não cair em tentação, a profissional listou cinco receitas saudáveis, práticas e fáceis de preparar.

“Tenha sempre à mão uma garrafa de água. É fundamental se manter hidratado. Outra excelente opção para matar a sede é consumir água de coco. Alimentos ricos em potássio, ferro, fósforo, água, fibras, gorduras saudáveis, ômega 3 e probióticos devem compor as refeições no decorrer do dia. Entre as opções para afastar o calor e não desidratar, estão: alface, cenoura, couve, melão, melancia, abacaxi, limão, laranja, goiaba, banana, abacate, pêssego, maçã, peixes (salmão, tilápia, atum, sardinha, pescada), chás gelados (limão, hortelã, chá preto, mate, hibisco), grãos integrais (linhaça, germe de trigo, chia, quinoa, gergelim, farelo de aveia) e iogurte”, orienta Gomes.

Para amenizar a sensação térmica causada pela temporada quente, Marina preparou cinco receitas para degustar sem culpa e se refrescar:

Receitas refrescantes e saudáveis para amenizar o calor

  1. Sorvete de frutas congeladas 

Ingredientes

1 banana congelada

1 xícara de frutas congeladas a sua escolha (manga, morango, abacaxi, maracujá)

1 colher de sopa de óleo de coco

Modo de preparo: processar todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Servir em seguida.

  1. Fudge de chocolate e amendoim 

Ingredientes

100g de chocolate 70% cacau

150g de pasta de amendoim ou amêndoa

Modo de preparo: picar o chocolate e posicionar em forminhas de silicone para cupcake. Levar ao micro-ondas de 20 em 20 segundos até derreter bem. Adicionar uma colher de sopa de pasta de amendoim em cada forminha. Levar ao freezer por, pelo menos, 1 hora. Desenformar e servir.

  1. Picolé de abacate 

Ingredientes

1 abacate inteiro

250 ml de leite de sua preferência

Adoçante ou mel a gosto

Modo de preparo: no liquidificador bater todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea. Dispor o conteúdo em formas de picolé e levar ao congelador por pelo menos 5 horas. Desenformar e consumir imediatamente.

  1. Pink Lemonade

Ingredientes

200 ml de água com gás

1⁄2 xícara de framboesas ou morangos batidos com um pouco de água (apenas até formar uma pasta)

1 limão siciliano espremido

Pedras de gelo

Adoçante em gotas (opcional)

Modo de preparo: misturar todos os ingredientes em uma taça.

  1. Shake proteico de paçoca 

Ingredientes

200ml de água ou leite de sua preferência

1 dose de whey protein de baunilha

1 colher de sopa de pasta de amendoim integral

Pedras de gelo

Modo de preparo: em um liquidificador, bater todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Servir logo em seguida.

Por Fernanda Sene – FS Comunicação 

Edição: Leanderson Amorim  – Nordestinos Paulistanos