Plantar é mais que colocar a semente na terra

Treinar equipe, certificar os equipamentos são passos importantes para o resultado esperado.

Plantio é um momento importante no processo da lavoura
Jornal O Minuano

O processo de plantio vai bem mais além do colocar a semente na terra. É um planejamento que envolve elaboração de orçamento, decisão de compra de insumos e organização de treinamento da equipe que vai atuar no campo. Em vários destes momentos o produtor consegue ter um controle bem próximo do processo, mas quando chega a hora de ir para o campo, alguns fatores podem sair fora do esperado.

Veja só. A equipe foi treinada, as plantadeiras foram certificadas, alinhadas para trazer o resultado projetado e, ao chegar no talhão, ele está mais seco que o esperado ou o contrário. O que fazer, qual decisão tomar? Para o diretor executivo da Geração Agro, consultoria especializada em plantio, Flávio Marques, estes são alguns dos momentos críticos da produção agrícola que um bom treinamento da equipe, um grupo bem “azeitado” vai fazer toda a diferença na hora de tomar a decisão. “Estamos falando em gerir a técnica, as pessoas e os processos de maneira eficiente, para atingir os resultados planejados que sempre está no objetivo de produzir mais por hectare para garantir uma rentabilidade top do talhão”, explica Marques.

“A Gestão do Plantio é um passo a passo exclusivo que vai nos guiar do início ao fim para termos um plantio de altíssima qualidade, é isto que vai trazer o resultado de mais sacas por hectare”, diz o consultor. Seguindo o método criado pela Geração Agro e que vai ser ministrado no curso Valorizando Cada Planta. Conforme afirma Marques os participantes vão aprender sobre gestão de equipe, certificação de plantadeiras, ações de regulagem deste equipamento e análise do plantio como um todo. “É possível notar que todas as etapas são essenciais para o plantio. Ao menor descuido de qualquer uma delas, perdemos produtividade. Na prática isso é o que mais vemos no dia a dia”, finaliza o agrônomo.

Por Nelson Moreira ( Agropress ) 

Edição : Leanderson Amorim