Páscoa com sabor inesquecível: Aprenda a receita do Bacalhau Alla Tia Lina e saiba qual o vinho perfeito para harmonizar

Chef Carol Góes, da Cantina Tia Lina, revela o segredo de um dos pratos mais pedidos do tradicional restaurante italiano de São Roque SP 

Bacalhau Alla Tia Lina harmoniza com vinho argentino Felino
Andrey Acca

Falta pouco para a Páscoa e está na hora de começar a pensar em quais pratos preparar para a Semana Santa. O bacalhau é presença garantida na mesa de muitos brasileiros, pelo menos nesta ocasião. Uma boa bebida para combinar e deixar sua refeição com sabor inigualável também não pode faltar.

Por isso, a Chef Carol Góes, da Cantina Tia Lina, localizada no km 10 da Estrada do Vinho em São Roque (SP), ensina a fazer a receita do Bacalhau Alla Tia Lina de um jeito prático, que deixa o prato bem colorido e, claro, com uma apresentação de dar água na boca. O prato com lombo de bacalhau e legumes ganhou um toque especial característico da casa, a alcachofra, flor rica em nutrientes.

A combinação com o vinho Felino garante um sabor surpreendente, pois este é um vinho certeiro para harmonizar com peixes. Quem garante é o sommelier da Cantina, Celso Andrade, responsável pelo empório Grand Gru de São Roque.

O Felino é um vinho argentino, feito com uvas chardonnay, que tem a cor amarela com tonalidade esverdeada, notas de frutas tropicais, como abacaxi e maracujá, e notas florais com flores brancas. Vai agradar quem prefere um paladar equilibrado, de final longo e fresco e deve ser servido de 8°C a 10°C.

Este rótulo e muitos outros podem ser adquiridos no empório da Cantina Tia Lina, que tem parceria com a Grand Cru, maior importadora e distribuidora de vinhos da América Latina. Já o Bacalhau Alla Tia Lina faz parte do cardápio fixo da casa e pode ser saboreado no restaurante o ano todo. Para fazer em casa, anote a receita:

Bacalhau Alla Tia Lina

Ingredientes

700g de lombo de bacalhau;

3 colheres (sopa) de óleo;

6 batatas pequenas cozidas;

6 azeitonas azapa;

6 tomates cereja;

2 fundos de alcachofra;

2 colheres (sopa) azeite extra virgem;

1 cebola média fatiada;

1 pimentão vermelho fatiado;

1 pitada de manjericão;

1 pitada de orégano;

1 pitada de sal;

Salsinha a gosto picada;

Alho-poró a gosto picado;

1 ovo cozido;

*brócolis no alho e óleo para decorar.

Modo de preparo

  • Aqueça uma frigideira antiaderente para grelhar o bacalhau dos dois lados.
  • Em outra frigideira, aqueça o óleo para saltear as batatas com as azeitonas e os tomates. Finalize com alho-poró e sal. Reserve.
  • Numa outra panela ou frigideira, aqueça o azeite para saltear a cebola e o pimentão. Tempere a gosto com manjericão, orégano, salsinha e sal. Reserve.
  • Coloque o bacalhau em uma travessa, e ao lado coloque os legumes salteados e por cima a cebola com pimentão, finalize com os brócolis e ovo cozido.
  • Rendimento: 2 porções.
  • Tempo de preparo: 30 minutos.

Sobre a Cantina Tia Lina:

Fundada em 1999, pela filha de italianos, Lina Sgueglia Góes, a Cantina Tia Lina, oferece pratos típicos da cultura italiana, num aconchegante ambiente familiar, localizado no km 10 da Estrada do Vinho em São Roque. Todo o seu cardápio é produzido com muito carinho e ingredientes frescos, sendo o acompanhamento perfeito para boas conversas. Além disso, o restaurante conta com um Empório, em que é possível encontrar diversos produtos, como patês, vinhos e geleias.

Serviço Cantina Tia Lina:

Restaurante: ter a sex – 11h30 às 15h / finais de semana – 11h30 às 17h

Empório: seg a sex – 9h às 17h / finais de semana – 9h às 18h

Endereço: Estrada do Vinho, km 10 – Canguera, São Roque/SP
Contato: (11) 4711-2018 / http://www.cantinatialina.com.br/

Redação @nordestinospaulistanos 

Por Renata Ezequiel – A Fonte Comunica