O tradicional sabor do Peru no Brasil

Sob comando do chef Edgard Villar, Rinconcito Peruano resgata os sabores da terra dos incas em diversas unidades espalhadas por São Paulo

Foto Divulgação

Rinconcito Peruano é uma marca tradicional da cozinha peruana que nasceu no coração de São Paulo. A gastronomia da terra dos incas é conhecida no mundo inteiro. Diversa e rica ela é resultado da fusão entre as tradições do Peru antigo com a influência espanhola, africana e até japonesa. Plural em sabores é possível encontrar muitos pratos com peixes, frutos do mar, legumes, milho, entre outros ingredientes tradicionais.

Sob o comando do chef Edgar Villar, o Rinconcito é considerado um dos melhores restaurantes da cozinha peruana do País e visa unir cultura, folclore, além de sabores de uma forma alegre, colorida, simples e honesta. Tudo isso sem deixar o requinte de lado a cada prato servido em suas unidades que são distribuídas pela região metropolitana de São Paulo.

O restaurante, que é famoso pelo tradicional ceviche, surgiu quase que por acaso. A história do Rinconcito e de Edgar se mistura e não há como falar de um sem falar do outro. Villar perdeu o pai cedo e teve uma infância humilde. Ele começou a trabalhar quando ainda era criança vendendo balas e legumes.

Veio para o Brasil em 2000 em busca de um a vida melhor e foi vendedor de artesanatos na famosa Rua 25 de março. Quando perdeu todos os seus produtos, o hoje Chef não desanimou. Com quase nada de dinheiro no bolso recebeu o apoio dos amigos e da família; e passou a trabalhar vendendo comida na rua. Persistiu na busca por uma vida melhor no Brasil, se organizou e se planejou bastante até que conseguiu abrir um pequeno restaurante na região central da capital paulistana.

O sonho cresceu e hoje o Rinconcito Peruano, que em tradução livre significa canto peruano, é um sucesso. Entre as estrelas do cardápio está o Ceviche, prato formado por peixe cru marinado no limão com milho peruano, batata e batata doce; que possui variações com camarão, peixe branco, salmão, misto ou a versão vegetariana. No restaurante também é possível desfrutar de tradicionais refeições como o Lomo Saltado, filé mignon salteados com legumes, acompanhados de fritas, arroz e ovo; e a Chaufa, arroz à base de camarão, lula, polvo, mexilhões regados com molho de soja e tempero especial.

Para acompanhar todas estas delícias uma boa pedida é o tradicional Pisco Sour, drink feito com o pisco, “a cachaça do Peru”, misturada com limão, clara de ovo e xarope de açúcar ou se preferir a casa oferece a Cusqueña, cerveja do tipo Golden Lager. Entre os não alcoólicos tem o refrigerante Inca Cola. Outra pedida é a Chicha Morada, refresco tradicional do país que é berço da civilização Inca, feito com frutas, canela, cravo e milho roxo. Quem gosta de sobremesa pode apreciar os alfajores, tortas, pudins ou o suspiro limeño, tradicional deste tipo de gastronomia.

Rinconcito proporciona a experiência da arte e cultura peruana em todas suas unidades. Ao todo o cardápio dispõe de mais de sessenta opções entre sopas, massas, carnes, drinks e sobremesas com preços acessíveis.

Redação @nordestinospaulistanos 

Por Amanda Caroline de Oliveira – Atitude News