Aprenda a fazer a deliciosa “Naked Caprese Chef Aprendiz” ideal para aqueles que desejam inovar. A receita faz parte do currículo de oficinas, ensinada no módulo de Garde Manger, onde os jovens aprendem esta diferente salada, com textura e sabores surpreendentes. O Chef Aprendiz é um projeto de desenvolvimento humano e inserção social que usa a gastronomia como a principal ferramenta para capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de estabelecimentos parceiros.

Confira a seguir o passo a passo:

Ingredientes:

  • 1 maço de rúcula
  • 1 maço de manjericão
  • 2 dentes de alho
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado
  • ½ xícara de nozes ou castanha de caju
  • 1 xícara de azeite
  • 4 tomates grandes
  • 4 bolas de muçarela de búfala
  • Alfafa ou folhas de manjericão para decorar
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Água se precisar

Modo de preparo

Pesto: Usando um mixer de mão ou liquidificador, triture as folhas de rúcula, as folhas de manjericão, as nozes e os dentes de alho. Aos poucos, vá adicionando o azeite. Deixe bater bem para que os sabores se incorporem. Acrescente o queijo ralado, bata mais um pouco e prove, se necessário corrija o sal. Caso o molho fique muito grosso acrescente um pouquinho de água.

Tomate: Coloque uma panela com água para ferver. Faça um corte superficial em formato de “X” no tomate. Coloque os tomates na água quente até a pele começar a soltar. Depois, com cuidado, é só puxar a pele toda. Em seguida faça um corte na base do tomate para retirar toda a polpa e as sementes. O ideal é deixá-lo oco para depois recheá-lo com a muçarela. Lave bem dentro para que não fique nada. Tempere dentro do tomate com um pouco de sal e pimenta. Por fim, é só rechear o tomate com uma bola de muçarela de búfala.

Montagem: Para servir, coloque uma concha do molho pesto no prato. Depois, acomode o tomate com a abertura pra baixo. Para finalizar, folhas de manjericão ou um pouco de alfafa. Sirva a seguir.

Rendimento: 4 porções

 

Chef Aprendiz Comunidades

Somos um projeto de desenvolvimento humano e inserção social que usa a gastronomia como a principal ferramenta. Capacitamos jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de parceiros. Ao longo de quase seis meses os 20 jovens vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e para a vida. Uma competição final coloca à prova os conhecimentos  adquiridos durante as oficinas, e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.

Já atuamos em sete comunidades (Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo e Chuvisco) e 90% dos alunos receberam oportunidades na área. Alguns iniciaram na gastronomia e seguiram por outros caminhos, como enfermagem, engenharia e psicologia. Temos aproximadamente 80% dos jovens trabalhando ou participando de entrevista, mesmo com o cenário da pandemia. Para saber mais: assista o vídeo e visite o site

Assista o vídeo aqui

Casa Chef Aprendiz

Já em processo de finalização, a Casa Chef Aprendiz é um espaço que contará com atividades de reciclagem e apoio psicológico aos jovens que já passaram pelo projeto, além de cozinha de pré produção para eventos. Pensando no mundo digital e nas demandas do mercado, teremos uma cozinha modelo com a possibilidade de produção de conteúdos digitais junto aos nossos parceiros e para desenvolvimento de workshops. A ideia é que esta casa seja ocupada por nossa equipe, jovens, parceiros e amigos com a finalidade de fortalecer os nossos vínculos e sustentar nossas ações no longo prazo.

Redação Nordestinos Paulistanos 

Por Stella Cardoso – Visar Planejamento