Chapada Diamantina – Bahia

Dividida em três circuitos, é uma das mais extensas Zonas Turísticas da Bahia. O Circuito da Chapada Norte congrega os municípios de Bonito, Caem, Campo Formoso, Jacobina, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Ourolândia, Piritiba, Saúde, Utinga e Wagner; o Circuito do Diamante abarca os municípios de Andaraí, Ibicoara, Iraquara, Itaetê, Lençóis, Mucugê, Nova Redenção, Palmeiras e Seabra; finalmente, o Circuito do Ouro é composto pelos municípios de Abaíra, Érico Cardoso, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Piatã, Rio de Contas e Rio do Pires. 
Sua principal atração é o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Esta zona abriga locais altos, quedas livres, lagos subterrâneos, além de um grande número de nascentes, corredeiras, canyons, cavernas, etc., o que a tornam um excelente local para a prática do turismo de aventura e do turismo ecológico.
É atendida pelo Aeroporto de Lençóis, com capacidade para atender aeronaves até Boeing 737, e cortada por rodovias pavimentadas até as principais áreas naturais. Possui serviços regulares de transporte rodoviário e serviços de energia elétrica, água potável e telecomunicações em diversas localidades.
Fonte: Governo da Bahia
Por Governo da Bahia
Edição: Leanderson Amorim