Jovens empreendedores de SP inovam no período de pandemia

O Núcleo São Paulo apoia Empresas Juniores e seus projetos 

Sabe o que são Empresas Juniores (EJs)? São organizações sem fins lucrativos formadas por alunos de graduação dos mais diversos cursos que visam o investimento na capacitação dos membros na estrutura das empresas.

O Núcleo São Paulo (NSP) é a maior rede coordenadora de EJs de SP. É composto por 48 EJs e mais de 1400 empresários juniores distribuídos em 16 instituições de ensino superior. O NSP tem consciência, inconformismo, foco em resultados, protagonismo e resiliência como valores essenciais da rede.

Uma das EJs do núcleo, chamada EEL Júnior, empresa de consultoria multi engenharia da USP de Lorena, desenvolveu durante o período de pandemia o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Este projeto busca entender quais são os resíduos gerados por uma empresa e qual a maneira mais correta para descartá-los, para assim  se adequar às normas ambientais, evitar danos ao meio ambiente, otimizar os custos de produção e buscar as melhores alternativas de reaproveitamento. Dessa forma, auxilia as empresas da região e colabora com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A EEL Júnior conta também com o Planejamento Estratégico, um serviço voltado para que a empresa cliente entenda a realidade que está inserida, quais seus pontos fortes e quais precisam ser mais bem trabalhados, a fim de trazer um plano de desenvolvimento claro e assertivo.  A EEL Júnior tem como objetivo auxiliar as empresas da região do Vale do Paraíba a se reinventarem nesse momento de pandemia, um dos objetivos visados pelo Núcleo São Paulo.

A cadeira cama desenvolvida pela nossa EJ Jr Engenharia, empresa júnior da UNESP de Guaratinguetá, é outro projeto de sucesso. Esta proposta permite que o paciente tome banho, durma e passeie em um só lugar, reduzindo os riscos de queda, uma vez que não é constantemente deslocado.

Para Larissa Rodrigues, presidente do Núcleo São Paulo, aos 22 anos, a luta do Núcleo é, por meio da vivência empresarial, trazer inovação para as universidades e entregar melhores projetos para a sociedade, que possam, assim como o PGRS, contribuir diretamente para amenizar os efeitos da pandemia.

É somente através da ação do NSP que diversos projetos importantes ganham vida por meio do investimento na educação empreendedora e apoio fornecido pelo Núcleo.

 

Conheça mais e acompanhe o Núcleo São Paulo nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/NucleoEJSP/

Instagram: https://www.instagram.com/nucleosaopaulo/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/nucleo-sao-paulo/

Por Edson Antonio de Araujo Junior ( Jornalismo Junior )