Jovens empreendedores de São Paulo propõem soluções para melhoria e desenvolvimento sustentável de empresas

Universitários do Núcleo São Paulo apresentam tecnologias e pesquisas para resolver desafios do mercado

Foto divulgação

 
Em São Paulo, jovens pesquisam e desenvolvem iniciativas para implementação de melhorias no mercado. Dentro de Empresas Juniores (EJ), universitários buscam seu primeiro contato com o mundo empresarial e colocam em prática tudo que aprendem em sala de aula. A missão do Núcleo São Paulo (NSP) é transformar esses jovens em líderes e potencializar seus resultados, sempre conscientes e comprometidos com a transformação do Brasil.

É por meio do NSP que ideias inovadoras surgem de pessoas jovens começando no meio profissional. Somente no ano de 2020, o NSP investiu mais de quatro milhões de reais em educação empreendedora, que resultaram em projetos de sucesso como os da EEL Júnior, Empresa Júnior da Escola de Engenharia de Lorena.

Um dos projetos visa apresentar soluções para o tratamento de efluentes com altos índices de metais quando comparados com o limite permitido pela Legislação Ambiental. A EJ aumentou a eficácia do tratamento através da substituição de um agente tóxico por um reagente usado na agricultura. Com essa otimização, o processo garante maior preservação ao meio ambiente.

Encorajados pelas missões do NSP, a EEL Júnior também desenvolveu um projeto para ajudar na melhoria do ambiente de trabalho nas empresas. Com o Programa 5S, tanto a qualidade do serviço quanto seus trabalhadores são valorizados. A proposta tem como objetivo identificar problemas e propor soluções que diminuam o desperdício de recursos mantendo a eficiência.

Para Taynah Gonzalez, coordenadora de gestão na EEL Júnior, a iniciativa Programa 5S foi desafiadora e fez com que passasse por diversas experiências. “Tivemos que trabalhar em equipe e com muitas pesquisas diferentes”, declara. Já a equipe responsável pelo projeto de tratamento de efluentes relatou que a ideia fez com que desenvolvessem uma boa comunicação e pensamento crítico.

Criada em 2018, o NSP faz parte do Movimento de Empresas Juniores (MEJ), um dos maiores movimentos de empreendedorismo no Brasil e no mundo. Com atuação no Vale do Paraíba, Litoral Norte, Baixada Santista e Grande São Paulo, o NSP já ajudou na formação de mais de 1.200 jovens universitários.

O Núcleo incentiva que todos esses esforços resultem em projetos de excelência e impactem positivamente seu meio. Assim, contribuem com a sociedade por meio da cultura empreendedora.

Acompanhe as redes sociais do Núcleo São Paulo e conheça mais de seu trabalho:

Instagram: https://www.instagram.com/nucleosaopaulo/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/NucleoEJSP/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nucleo-sao-paulo

Redação Nordestinos Paulistanos 

Por Mateus de Souza Dias – Jornalismo Junior