João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP abrem temporada de concertos

Com entrada gratuita, apresentações acontecem nos dias 8 e 9 de fevereiro no Teatro Gazeta

Concerto no Teatro Gazeta abre temporada 2022 de apresentações
Crédito foto: Luís França

O renomado pianista e maestro brasileiro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP dão início a temporada de concertos 2022, com duas apresentações no Teatro Gazeta, em São Paulo (SP): dias 8 e 9 de fevereiro, a partir das 20h. O concerto Temporada 2022 tem entrada gratuita, porém é preciso realizar um cadastro online.
Além da experiência do concerto, os espectadores ainda poderão conhecer a história do maestro João Carlos Martins, que compartilhará acontecimentos marcantes de sua vida dedicada à arte e, também, sobre o repertório, J. S. Bach – Brandenburg Concerto nº 3; H. Villa-Lobos – Melodia Sentimental e J. Puccini – Nessum Dorma, com participação do tenor Jean William; com as peças L. V. Beethoven – Imperador e E W. A. Mozart – Concerto nº 27 ambos com o maestro ao piano. O outro convidado é o pianista Liam Lech Furdyna, que desembarca no Brasil pela primeira vez e se apresenta como convidado especial com as peças 1º Movimento di Concerto nº 3, de Beethoven e Noturno, Opus 9, nº 3, de Chopin.
INGRESSOS A entrada é gratuita e os ingressos deverão ser retirados no site do Teatro Gazeta, que pode ser acessado por aqui.
O concerto é produzido pela Fundação Bachiana, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo Governo Federal. O Teatro Gazeta fica na avenida Paulista, 900, térreo – Bela Vista, São Paulo.
VÍDEOS
E agora, João?Assista Aqui
MAESTRO Dono de um talento ímpar, João Carlos Martins  iniciou seus estudos de piano ainda aos 8 anos de idade. Aos 13 anos começou a consolidar sua carreira no Brasil e cinco anos mais tarde no exterior. Patrocinado por Eleanor Roosevelt, que era, naquele momento, a primeira-dama dos Estados Unidos, João fez sua estreia no Carnegie Hall, uma das salas de espetáculos mais famosas de Nova York. Na época, ele tinha 21 anos e, depois disso, todos os concertos que realizou no local tiveram lotação esgotada.
Porém, uma série de acontecimentos quase interrompeu sua carreira. O maestro teve que lidar com os efeitos de um acidente durante uma partida de futebol, um golpe dado em sua cabeça durante um assalto na Bulgária, e uma distonia focal, doença que altera o funcionamento dos músculos e compromete os movimentos. Com a progressão da enfermidade, João Carlos Martins sentia dificuldades para tocar piano, o que resultou, em 2002, que ele abandonasse os palcos como pianista.
Entretanto, não deixou a música de lado, indo estudar regência. Em 2006, criou a Fundação Bachiana com a missão de democratizar o acesso à música e fomentar o cenário da arte no Brasil e no mundo. Atualmente, é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra conhecida internacionalmente. Recentemente, voltou a tocar piano usando as duas mãos com a ajuda de ‘luvas biônicas’, desenvolvidas e presenteadas pelo designer industrial Ubiratatan Bizarro Costa.
ORQUESTRA O primeiro concerto da Bachiana Filarmônica SESI-SP aconteceu em 2004, na Sala São Paulo, seguindo, logo depois, para salas de espetáculo renomadas do Brasil e do mundo, levando um repertório composto por obras de Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, entre outros grandes nomes da música erudita.
No desejo de atuar na evolução musical dos jovens, foi fundada a Orquestra Bachiana Jovem, em 2006. Após apresentações em diversas cidades, as duas orquestras — Bachiana Filarmônica SESI-SP e Bachiana Jovem — se tornaram uma só: a Bachiana Filarmônica SESI-SP, uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do País.
SERVIÇO
Concerto Maestro João Carlos Martins e Fundação Bachiana Filarmônica SESI-SP
Datas: 08 e 09 de fevereiro
Hora: 20h
Ingressos gratuitos: clique aqui
Local: Teatro Gazeta – avenida Paulista, 900, Bela Vista, São Paulo – SP – MAPA AQUI
Informações: (19) 3256-4500 | contato@dcolor.art.br
Informações adicionais: A classificação etária é livre, porém, menores de 15 anos de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. O concerto contará com acessibilidade, intérprete de libras e serviço de áudio descrição.
Estacionamentos conveniados*
MultiPark Rua São Carlos do Pinhal, 303 – Subsolo.
Hotel Transamérica Paulista Rua São Carlos do Pinhal, 200 – Bela Vista (250m do Teatro)
*Válido somente nos horários das apresentações e com selo do Teatro

Redação NordestinosPaulistanos 

Por ARMAZÉM DA NOTÍCIA