IPREDE inaugura primeiro espaço de pintura criativa no Ceará

Difundido em vários países da Europa, Ásia e América do Norte, chega a Fortaleza o Jogo de Pintar, prática da pintura espontânea, livre de julgamentos e modelos para público de todas as idades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Fruto de uma metodologia inovadora e comprovada experiência de sucesso em diversos países, o  Instituto da Primeira Infância (IPREDE), que promove ações de desenvolvimento infantil há 35 anos, inaugura o Ateliê Cloliê em Fortaleza, espaço aberto para crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos desenvolverem, através da prática da pintura espontânea e intuitiva, sua capacidade criativa, estabilidade emocional e autoconfiança.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Inédito no Brasil, o Ateliê Cloliê constitui um espaço mais protegido e próximo do público, diferente de qualquer ateliê comum e exclusivo para a técnica da pintura espontânea. O Jogo de Pintar foi implantado nacionalmente pela artista plástica, arte-educadora e arteterapeuta Soraya Lucato, formada com o próprio criador do jogo, o alemão Arno Stern, e agora a artista vem à Fortaleza para implementar a metodologia no IPREDE, após 10 anos de sucesso em Campinas (SP).

Sobre o Jogo de Pintar

Criado por Arno Stern, o Jogo de Pintar surge como uma dinâmica de regras e elementos intuitivos, através do Cloliê, uma sala onde as paredes são forradas com isolantes e por cima papel craft, sem janelas ou aberturas que tenham interferências externas, e que contém os materiais próprios para o Jogo de Pintar, tais como pincéis, tintas e uma mesa-paleta. A junção do espaço íntimo à prática de pintura livre é capaz de desencadear organicamente a disciplina individual e o domínio de execução necessários para que a expressão artística dos participantes seja cada vez mais autêntica, livre e humana.

Sobre o Instituto da Primeira Infância – IPREDE

Instituto da Primeira Infância – IPREDE O Instituto da Primeira Infância – IPREDE, sociedade civil sem fins lucrativos, existe há 35 anos e dedica-se a promover a nutrição e o desenvolvimento na primeira infância, articulando-os com ações que visam o fortalecimento das mulheres e da inclusão social de famílias que vivem em situação de exclusão e pobreza. Por meio de doações, o IPREDE garante o atendimento diário para cerca de 900 famílias em situação de risco, integrando-os à sociedade e promovendo a sua cidadania. Em 2019 constituiu-se a Unidade Conecta voltado ao atendimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares, onde atende atualmente 180 crianças no turno da manhã.

Serviço

Instituto da Primeira Infância – IPREDE

Endereço: Rua Professor Carlos Lobo, 15 – Cidade dos Funcionários, Fortaleza

Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta, de 7h às 17h

Instagram: @ipredeoficial

Redação: Leanderson Amorim NordestinosPaulistanos 

Por Andressa Monte – Capuchino