A atriz Laura Neiva é a nova madrinha do Instituto Companheiros do Txai idealizado pelo Txai Resorts Itacaré, que tem como missão realizar um trabalho de conscientização da conservação da biodiversidade, apoio a comunidade local, estímulo a cidadania e a sensibilização do turista para um envolvimento em prol da região.

Crédito: Foto Alex Freire

Durante sua estada no resort, a atriz visitou o sítio do senhor Eilson, um dos produtores locais que integra o projeto. No mesmo dia, o Chef Henrique Gilberto e o Forager Jorge Ferreira, coletaram 70 espécies de diferentes Panc’s e alimentos silvestres para a elaboração de um menu degustação vegetariano de 7 passos usando estes ingredientes. O resultado foi uma experiência inesquecível e surpreendente segundo a atriz e seu marido Chay Suede.

 

 

Crédito: Foto Alex Freire

Em parceria com jornalista e apresentador Rodrigo Bocardi, padrinho do projeto, Laura integra o movimento que há 17 anos implanta programas de desenvolvimento local e difunde esse conceito para a comunidade e para os hóspedes do Txai. Entre as ações estão inseridas aulas e palestras de boas práticas socioambientais nas escolas públicas e núcleos educacionais dos municípios de Itacaré e Serra Grande.

Crédito: Foto Alex Freire

Outra missão do Companheiros do Txai é promover a agricultura, atividade econômica mais praticada na região. Há cerca de 10 anos, a ação beneficia 24 famílias de pequenos agricultores da região, por meio da produção de frutas e hortaliças orgânicas, que em parte são compradas pelo resort para servir em seus restaurantes e o excedente da produção é vendido na feira orgânica de Itacaré.

 

 

Crédito: Foto Alex Freire

Crédito: Foto Alex Freire

Já o projeto Txaitaruga que desde 2004 cuida da reprodução das tartarugas marinhas ao proteger os filhotes no período de desova que acontece todo ano entre os meses de setembro e março. A ação já preservou milhares de tartaruguinhas e permite a adoção de um ninho de tartarugas por hóspedes e não hóspedes. O adotante ainda recebe certificado de adoção, informações sobre o desenvolvimento dos ovos, o nascimento e fotos do filhote.

Crédito: Foto Alex Freire

Por Stella Cardoso ( Visar )