Fertilizantes foliares contribuem para maior produtividade e qualidade das colheitas de café

A cafeicultura brasileira segue em constante evolução, necessitando de novas e melhores técnicas de cultivo; No mercado, ganham destaque produtos que auxiliam na melhoria da qualidade das lavouras

Microquimica Tradecorp Cultura do Café
Divulgação

Campinas (SP), fevereiro de 2021 – A cultura do café é de extrema importância para o agronegócio brasileiro, já que o Brasil é o maior produtor mundial dos grãos. Com uma história que se mistura à do próprio país, a cafeicultura evoluiu muito desde o seu início, seguindo em plena evolução e expansão nos dias atuais. Com ela, evoluíram também as técnicas de cultivo, os produtos utilizados e a qualidade do café brasileiro. Nesse sentido, um dos produtos que se destacam são os fertilizantes foliares e biofertilizantes.

Na cafeicultura, o uso de foliares e biofertilizantes visa suprir as exigências nutricionais dos cafeeiros e fornecer às plantas maior “eficiência fisiológica”, termo utilizado para caracterizar as plantações em sua melhor capacidade de absorver e utilizar nutrientes para melhorar a sua qualidade e, consequentemente, produtividade. Atualmente, os produtores procuram cada vez mais por produtos que tenham essa função.

Microquimica Tradecorp Cultura do Café Divulgação

Cleber Bianchi Possebon, gerente regional da Microquimica Tradecorp, empresa que atua na produção e comercialização de biofertilizantes, fertilizantes foliares, inoculantes, adjuvantes e reguladores do crescimento vegetal, explica que ao utilizar um biofertilizante na lavoura é possível obter o máximo das plantas – desde o início do seu cultivo, até o seu desenvolvimento pleno. Isso porque esses produtos auxiliam na produção de um ambiente equilibrado em todos os aspectos. “O Vorax® Biofertilizante, por exemplo, além de estimular o desenvolvimento da planta reduz os danos causados pelo estresse – em especial os hídricos. Assim, há maior crescimento dos ramos e raízes e melhora nos frutos, tornando a colheita de maior qualidade e produtividade”, pontua.

Microquimica Tradecorp Cultura do Café
Divulgação

Para maximizar ainda mais os resultados, o especialista ressalta que as lavouras de café registram um incremento de produção ainda maior quando há o uso conjunto do Vorax® Biofertilizante e do fertilizante foliar Pumma®, com nutrientes enriquecidos com parcelas orgânicas que promovem um efeito chamado de osmorerregulação, que mantém a atividade fotossintética das plantas elevada mesmo em condições moderadas de estresse, possibilitando o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das plantas próximo às condições ideais do seu desenvolvimento.

Microquimica Tradecorp Cultura do Café Divulgação

Em conjunto, o biofertilizante e o fertilizante foliar fornecem nutrição enriquecida e estímulo para as lavouras, auxiliando de maneira significativa os cafeicultores na obtenção de colheitas melhores, mais produtivas e rentáveis.

Outras soluções – Além do Vorax® Biofertilizante e do Pumma®, a empresa também conta com outros produtos para a cafeicultura.  “Fomos a primeira empresa a lançar no Brasil produtos para a cultura dentro do nosso segmento. Temos a linha Ager, por exemplo, que conta com micronutrientes líquidos a base de cloreto; o Grex Café, fertilizante foliar pioneiro no país, com relação balanceada de macro e micronutrientes, fornecendo nutrientes de forma equilibrada para a planta; também fomos pioneiros ao desenvolver produtos à base de extratos de algas para as lavouras, além de muitas outras soluções que são indicadas para os produtores de café”, explica Cleber Bianchi Possebon, gerente regional da Microquimica Tradecorp.

Outra solução para os cafeicultores é o aplicativo CheckFolha® Café, próprio para auxiliar na segurança da nutrição das lavouras ao analisar as folhas e identificar as melhores ações para o bom desenvolvimento. Para isso, conta com modo de interpretação por relações nutricionais, que permite avaliação em qualquer estágio da cultura. Está disponível para download na Play Store e App Store.

Sobre a Microquimica Tradecorp

 

A Microquimica Tradecorp é resultado da fusão das empresas, após aquisição da Microquimica pela Tradecorp, do Grupo Rovensa, uma holding com sede em Portugal, com atuação expressiva em Proteção de Cultivos, Nutrição de Plantas e Biocontrole.

A Microquimica Tradecorp é a primeira empresa no Brasil a obter o registro junto ao MAPA de um biofertilizante (conhecido no exterior como bioestimulante), para o produto Vorax®, após um extenso trabalho de pesquisa, em parceria com universidades e fundações, e também de tratativas com o órgão regulador.

Pioneira, disponibiliza desde 2015 um aplicativo gratuito de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha® Mobile, que fornece um diagnóstico completo sobre a nutrição da planta e recomendações aos agricultores de ações corretivas.

Fertilizantes foliares contribuem para maior produtividade e qualidade das colheitas de café

Em busca de um desenvolvimento socioambiental, a Microquimica Tradecorp investe também em programas sustentáveis, como o processo de logística reversa, que possibilita a reciclagem de embalagens vazias por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), e como o apoio a instituições brasileiras de assistência à criança e ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini e a Fundação Abrinq.

Para mais informações acesse os sites https://microquimicatradecorp.com/

Redação @nordestinospaulistanos

Por Ainah Corrêa | MR Comunicação