Dia Nacional da Sobremesa: aprenda a fazer brigadeiro de milho

A junção dos gostos doce e umami pode promover uma percepção gastronômica única e deliciosa

Divulgação UMAMI

Outubro de 2021 – Presente em diferentes culturas, a sobremesa é um dos momentos mais aguardados e apreciados da refeição. O desejo de um docinho após a ingestão da comida é tão natural entre os brasileiros que o dia 9 de outubro foi nomeado o Dia Nacional da Sobremesa.
Para adoçar a comemoração, a chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, separou uma saborosa receita de brigadeiro de milho desenvolvida pela Chef Jamille Andrez, que traz uma mistura dos gostos doce e umami, além de adicionar versatilidade e sair do óbvio nos momentos em que queremos desfrutar de uma boa sobremesa.
“Nada melhor do que celebrar a data com essas paixões nacionais: o brigadeiro e o milho. O cereal é um alimento umami, rico em fibras e com muitos benefícios para a saúde. Ele pode contribuir com o funcionamento intestinal, reduzir os níveis de colesterol, fornecer mais energia ao corpo, fortalecer o sistema imunológico e auxiliar na prevenção de doenças oculares”, explica a nutricionista.
Lisiane conta que a receita pode oferecer uma irresistível sensação no paladar. Você não vai querer ficar de fora, né?
Confira o modo de preparo e comemore o dia com leveza e doçura.
BRIGADEIRO DE MILHO
INGREDIENTES
1 lata de leite condensado (395 g)
1 e meia xícara (chá) de suco de milho (300 ml)
120 g de chocolate branco picado
1 e meia colher (sopa) de manteiga sem sal (22,5 g)
1 xícara (chá) de raspas de chocolate branco para enrolar
MODO DE PREPARO
Em uma panela média, coloque o leite condensado, o suco de milho, o chocolate branco e a manteiga, e leve ao fogo alto, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos, ou até soltar do fundo da panela.
Transfira para uma tigela untada com manteiga, cubra com filme-plástico e leve à geladeira por, pelo menos, 12 horas antes de enrolar.
Com as mãos levemente untadas com manteiga, enrole os brigadeiros e passe-os nas raspas de chocolate branco.
Tempo de preparo: 25 minutos (+12 horas de geladeira)
Serve: 24 porções
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami.
Redação: NordestinosPaulistanos 
Por Race Comunicação