Dia do Tomate: saiba como preparar o fruto na fritadeira elétrica

Famoso pelo sabor e pela versatilidade, o alimento está presente em diversas receitas e é um dos ingredientes que mais conferem o gosto umami

Foto Divulgação Comitê Umami

São Paulo, janeiro de 2022 – O tomate é sem dúvidas um dos alimentos preferidos na mesa de muitos brasileiros. Não à toa, o fruto possui um dia para ser celebrado, 1º de fevereiro.

A chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, aponta uma das razões para esse sucesso. “O tomate é um fruto que possui alto teor de glutamato livre, substância responsável por proporcionar umami, o quinto gosto básico do paladar humano”.

Com isso, aqueles que provam receitas com o tomate percebem no paladar o aumento da salivação, uma das características responsáveis pelo reconhecimento do gosto umami. “Quando os tomates estão bem vermelhos, significa que o fruto atingiu o ponto ideal de amadurecimento e está com bastante glutamato livre, ou seja, o gosto umami está em evidência”, explica Lisiane.

Com infinitas opções de preparo, as receitas que levam o tomate como ingrediente podem ser feitas na fritadeira elétrica sem óleo com toda deliciosidade do alimento. É possível preparar desde opções mais simples como entradas, sobremesas e pratos mais elaborados. Receitas de tomate seco, tomate recheado e tomates confitados também são ótimas escolhas.

Que tal algumas dicas práticas para utilizar o tomate na fritadeira elétrica?

  • Evite sobrepor os alimentos e coloque-os separadamente;
  • Realize o cozimento por etapas, se necessário;
  • Ajuste a temperatura conforme a receita a ser preparada e mexa os ingredientes nos intervalos.

Para celebrar o Dia do Tomate em grande estilo, a chef Lisiane Miura separou uma saborosa receita de Tomate Seco, que pode ser feita na fritadeira elétrica. 

TOMATE SECO NA FRITADEIRA ELÉTRICA

INGREDIENTES

  • 6 tomates pequenos maduros cortados ao meio, sem sementes
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • meia colher (chá) de sal
  • 1 sachê de Tempero SAZÓN® Toque de Alecrim
  • 1 pitada de pimenta-do-reino preta moída
  • 2 dentes de alho, sem casca, amassados grosseiramente
  • meia xícara (chá) de Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO® (100 ml)

MODO DE PREPARO

  1. Em uma tigela grande, coloque os tomates, o açúcar e o sal e misture. Disponha-os em um escorredor, com a casca voltada para cima, e deixe descansar por 20 minutos.
  1. Transfira para a fritadeira elétrica, arrumando-os com a pele voltada para baixo, de modo que fiquem separados para permitir a passagem do ar quente. Ligue-a na temperatura de 160 graus, por 30 minutos, ou até os tomates murcharem. Retire da fritadeira e transfira para uma tigela média. Salpique o Tempero SAZÓN®, previamente misturada com a pimenta.
  2. Transfira para um pote de conserva pequeno, previamente esterilizado, junte o alho, o Azeite TERRANO®, de forma que os tomates fiquem completamente cobertos pelo líquido. Deixe esfriar, tampe e reserve na geladeira.

Dica: você pode aproveitar o azeite aromatizado em preparações como massa de pizza, focaccia, tempero de saladas e em refogas.

Tempo de preparo: 15 minutos (+ 20 minutos de descanso + 30 minutos de fritadeira elétrica)

Serve: 6 porções. 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami.

Redaçã NordestinosPaulistanos

Por Race Comunicação