Dia do silêncio e a importância de se silenciar

Alguns benefícios que ficar em silêncio podem trazer para o seu dia a dia

Atriz Ana Cecília meditando divulgação

Atualmente, vivemos em um mundo onde somos bombardeados de informações a todo momento.O Dia do Silêncio que acontece 7 de maio, tem objetivo de alertar e conscientizar a todos como a poluição sonora pode ser prejudicial a todos mentalmente e fisicamente. Nossos smartphones são um dos principais disparadores dessas informações e durante o ano passado e esse recebemos notícias negativas devido a pandemia de coronavírus.

Sentimentos de peso e sobrecarregamento ocorrem respectivamente a esse bombardeamento. Procurar se manter em silêncio nem que seja por alguns minutos pode ser benéfico para nossa mente. “Para termos um bom rendimento seja em qual for a área de nossas vidas precisamos ficar atentos a nossa saúde mental. Atualmente vivemos um momento complicado em nossa sociedade, procurar se afastar por um momento  e acalmar a mente, através da meditação por exemplo, se torna imprescindível.” Declarou Ester Gomes especialista em desenvolvimento humano.

 

Ficar em silêncio traz alguns benefícios, dentre eles: diminui a ansiedade, aumenta a concentração e o foco, auxilia no amadurecimento emocional, sensação de bem-estar, promove autoconhecimento etc. Para o mentor de líderes e especialista em neurociência Rafael Peixoto o silêncio é essencial: “ Se silenciado entramos em contato com nós mesmos, entramos em nosso eixo. Dessa forma, nos manteremos centrados e equilibrados para seguirmos nossas vidas mais leves e cientes.”

 

Além disso, a especialista em gestão persuasiva Flavia Knop acrescentou: “ Quando nós voltamos para o ambiente de trabalho que costuma ser estressante para muitos, ter esses momentos de paz e silêncio se torna uma habilidade a ser adquirida. Às vezes no trabalho temos que tomar decisões importantes, se estamos serenos em nossas mentes e focados, essa decisão será tomada de forma mais eficaz.”

 

A prática de esportes individuais, ler, fazer algum hobby, dormir bem,  desligar-se das mídias digitais por um momento são meios de se silenciar também. A atriz e bailarina Ana Cecilia Mamede que pratica a meditação matinal diariamente compartilhou: “ Para que eu tenha um bom começo de dia e renda bastante, ter esse momento de meditação e silêncio é essencial. Eu me acalmo, me conecto comigo mesma e me preparo para tudo que vou encontrar durante o dia. Na manhã seguinte, recarrego e entro novamente no meu eixo assim vou seguindo serena e centrada.”

Redação Nordestinos Paulistanos 

Por Sarah Monteiro – Airam Comunicação