Comidas para o verão: especialista em gastronomia ensina receitas de pratos leves para o calor

São opções leves, saborosas, refrescantes e de baixo custo para aproveitar nos dias mais ensolarados

São Paulo, 18 de fevereiro de 2021 – Os dias mais quentes do ano chegaram e, com esse período, nada melhor que preparar receitas saborosas e refrescantes. Para ajudar na aventura na cozinha, a coordenadora do curso de Gastronomia da Cruzeiro do Sul Virtual, professora Regina Santos Costa, traz opções para inserir no cardápio de almoço ou jantar, que são mais leves, de fácil preparo e deliciosos para esse verão, e também de baixo custo.

Crédito: arquivo pessoal

Confira:

Espeto de legumes

 

Crédito: arquivo pessoal

Ingredientes:

Berinjela
Quiabo
Pimenta Cambuci
Pimentão vermelho
Cebola
Tomate cereja
Modo de preparar:

Higienizar os legumes com água corrente, deixando de molho em água com um agente sanitizante de sua preferência, exemplo gotas de cloro.
Cortar os legumes em cubos médios ou grandes.
Colocar a berinjela de molho em água e sal, para que não escureça.
Montar os espetos, procurando colocar os legumes de mesma textura no mesmo palito.
Intercalar os legumes com tomate ou cebola.
Colocar os espetos na churrasqueira, na saltese ou no grill e pincelar com o molho, quando começar a dourar, virar e pincelar o outro lado. Cuidado com a alta temperatura para não queimar os legumes.
Molho para selar os espetos ou para acompanhamento:

Ingredientes:

Açúcar mascavo
Azeite
Alho amassado
Sal
Pimenta calabresa (opcional)
Vinho branco

Modo de preparar:

Misturar todos os ingredientes em um bowl.

Risoto de camarão e palmito

Fonte: arquivo pessoal

Fonte: arquivo pessoal

Esta preparação, embora traga ingredientes de valor mais elevando, exige pequenas quantidades dos ingredientes mais caros, o que permite economizar ou aproveitar o excedente dos ingredientes para outras preparações.

1 – Preparação do caldo de peixe:

Ingredientes:

Sobras de peixe (pode ser cabeça, espinhas)
Sobras de camarão (pode ser cabeça e fibra que reveste o corpo)
1 cebola cortada em cubos grandes
1 tomate cortado em cubos grandes
1 maço de coentro
1 maço de cheiro verde
Sal
2 litros de água
Modo de preparar:

Adicionar todos os ingredientes em uma panela média e deixar ferver por cerca de 40 minutos, para que todos os sabores sejam retirados dos ingredientes. Deixar esfriar um pouco e coar. Reservar

2 – Preparação do Risoto

Ingredientes:

250 gramas de arroz Arbório
2 colheres de azeite
1 dente de alho amassado
Sal (Q/B = quanto baste)
1 cebola cortada em cubos pequenos
Modo de preparar:

Em uma panela média colocar o azeite e o alho e deixar fritar, acrescentar a cebola e deixar fritar até ficar transparente. Colocar o arroz e misturar todos os ingredientes. Deixar fritar por cerca de 5 minutos, para que o arroz solte o amido.
Depois deste período, colocar duas conchas do caldo e misturar em fogo baixo. Deixar o arroz cozinhando e observar à medida que o caldo for secando, adicionar o caldo aos poucos.
Quando o arroz estiver macio, acrescentar aproximadamente 150 gramas de camarão médio, limpo e salteado com manteiga e sal, que já pode ser preparado durante o cozimento do arroz.
Para isto, basta pegar os camarões limpos e saltear em uma saltese com uma colher de manteiga ou azeite e adicionar uma pitada de sal. Reservar.
Acrescentar também 150 gramas de palmito cortado em rodelas.
Misturar levemente os ingredientes que deve ter aspecto cremoso e após 2 minutos, acrescentar uma colher generosa de manteiga e 100 gramas de queijo parmesão ralado.
Servir assim que finalizar a preparação, para que possa aproveitar todos os sabores,
sem que o mesmo esfrie e perca a cremosidade. Decorar a gosto!

###

Sobre a Cruzeiro do Sul Virtual – A Cruzeiro do Sul Virtual é a marca que oferta por meio de sete Instituições certificadoras – Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Universidade de Franca (Unifran), Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Centro Universitário Braz Cubas e Universidade Positivo – cerca de 300 opções de cursos a distância, entre graduação, formação de professores, técnicos e cursos livres, em mais de mil polos espalhados pelo país e um no Japão. São 19 anos atuando no ensino a distância, sendo que hoje possui mais de 200 mil alunos nessa modalidade. A marca integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.cruzeirodosulvirtual.com.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.

Redação Nordestinos Paulistanos 

Edição: Leanderson Amorim

Por Gabrielle Alvares  XCOM Agência de Comunicação Cruzeiro do Sul Virtual