Chef Cristina Róseo, do Bellini Ristorante, ensina a preparar duas receitas de Páscoa com Bacalhau

Aprenda como fazer a Lasagna e Bacalhau Zé do Pipo

Campinas, 23 de março de 2021 – Faltando menos de duas semanas para a Páscoa, já é hora pensar no cardápio para o almoço da Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa da família. Seguindo as tradições, o bacalhau é um dos ingredientes indispensáveis na mesa da maioria dos brasileiros nestas ocasiões.

 

Para ajudar nesta tarefa de escolha dos pratos e também otimizar as compras e evitar desperdícios, a Chef Cristina Róseo, do Bellini Ristorante, umas das mais tradicionais casas de Campinas, no interior de São Paulo, preparou duas receitas deliciosas e práticas: a Lasagna de Bacalhau do Bellini e o Bacalhau Zé do Pipo do Bellini, dando o passo a passo desde a quantidade dos ingredientes até o seu preparo.

Mãos à obra e um bom apetite!

 

Lasagna de Bacalhau do Bellini para fazer em casa

Divulgação
Lasagna de Bacalhau

Serve 4 pessoas

 

Ingredientes para o recheio

600g de bacalhau dessalgado em lascas

1 xicara de alho poro fatiado e depois picado

1 cebola picadinha

3 dentes de alho picadinhos

140ml de creme de leite

3 dentes de alho grandes picados

¼ de xícara de azeite

2 folhas de louro

1 colher de chá de pimenta dedo-de-moça picadinha sem sementes sal

 

Como fazer o recheio

Numa panela coloque o azeite e refogue a cebola e logo em seguida adicione o alho poro, quando a cebola estiver transparente adicione o alho, mexa rapidamente, junte o bacalhau, o creme, sal, pimenta dedo de moça. Mexa bem e em fogo médio deixe ferver até quase secar. Retire do fogo e deixe esfriar.

 

 

Para o molho branco

4 colheres de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de manteiga

600ml de leite fresco

1 xicara de creme de leite

noz moscada 4 raspadinhas

sal

 

Numa panela coloque a manteiga e deixe derreter, adicione a farinha de trigo e mexa. Quando borbulhar adicione o leite frio. Mexa constantemente com o batedor até engrossar.  Se empelotar bata o liquidificador.  Volte para a panela, adicione o creme de leite, tempere com noz moscada e sal a gosto e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar com filme plástico encostado no molho para não criar crosta.

 

 

Para a montagem da lasagna

200g de queijo mozzarella ralado

Queijo parmesão na última camada para gratinar

1 pacote de 500g de massa pré-cozida

 

Monte o Bacalhau:

Forma refrataria de 30cm x 20cm x 5cm, coloque uma camada de molho branco, depois uma camada de massa pré-cozida, sobre a massa coloque mais uma camada fina de molho branco, sobre o molho espalhe a metade do recheio, polvilhe com o queijo mozzarella, coloque uma camada fina de molho branco e mais uma camada de massa. Repita as camadas, camada fina de molho, o restante do recheio, espalhe o restante do queijo mozzarela, mais uma camada fina de molho, uma camada de massa, por cima a última camada de molho branco, polvilhar com queijo parmesão. Nesse estágio pode ser guardada na geladeira por até 3 dias coberta com filme plástico ou congelada por até 3 meses.

Para assar, pré-aquecer o forno em 180ºc por 5 minutos e assar por 30 minutos ou até que os lados estejam borbulhando e o queijo gratinado.

Bacalhau Zé do Pipo do Bellini para fazer em casa

Divulgação
Bacalhau Zé do Pipo

Serve 4 pessoas

 

Ingredientes para o creme de bacalhau

600g de bacalhau dessalgado em lascas

½ l de caldo de peixe ou de frango dissolvido (se preferir pode ser feito só com o creme de leite, mas não fica tão leve)

2 xícaras de brócolis cozidos ao dente repicados
2 cebolas grandes cortada em fatias ou em cubos

3 dentes de alho grandes picados

¼ de xícara de azeite

¼ de xícara de azeitonas pretas fatiadas
2 folhas de louro

¼ de colher de café de noz moscada ralada

1 colher de chá de pimenta dedo-de-moça picadinha sem sementes (se gostar mais picante acrescente mais)
sal

Purê de Batatas
1 ½ kg de batatas cozidas e passadas pelo espremedor
1/2 xícara (chá) do leite quente
3 colheres (sopa) de manteiga

Coloque em uma panela a batata espremida e abra um buraco no meio colocando o leite e a manteiga e um pouco de sal (a gosto). Mexa bem até dissolver a manteiga e ficar uma massa homogenia não deixe o pure muito mole

Para o Roux

1 colher de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de manteiga

Derreta a manteiga numa panelinha e junte o trigo mexendo até borbulhar. Retire da panela e guarde num pote com tampa. Serve para engrossar molhos.

 

Modo de Preparo


Para o Bacalhau:

Numa frigideira bem grande esquente o azeite, junte a cebola e refogue lentamente, quando a cebola estiver transparente e quase pegando cor junte o alho picado mexa rapidamente e junte as lascas de bacalhau. Deixe refogar uns 3 minutos e junte o caldo, os brócolis e o louro, tempere com a noz moscada e a pimenta dedo de moça. Depois que começar a ferver deixe 2 minutos, adicione ½ colher de sopa de roux e mexa vigorosamente para dissolver o roux e o molho engrossar. Caso não fique na consistência desejada acrescente um pouco mais de roux e mexa para dissolver.

 

Monte o Bacalhau:

Forma refrataria de vidro ou de barro unte o fundo com azeite e espalhe uma fina camada de purê de batata, sobre o purê coloque o refogado de bacalhau, espalhe as azeitonas fatiadas e cubra com outra camada de purê. Salpique uma quantidade generosa de queijo ralado e leve ao forno bem quente para gratinar.

Redação Nordestinos Paulistanos

Por Marcelo Oliveira – Comunicação Estratégica