Celebre o Dia Mundial do Queijo com uma receita única e irresistível

O Queijo Camembert Empanado em Crosta de Pimenta-do-reino com Mel é perfeito para trazer à mesa o sabor de uma data tão especial 

Queijo Camembert Tirolez empanado em crosta de pimenta-do-reino com mel
Divulgação Tirolez

Em 20 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial do Queijo. Versátil e saboroso, o queijo pode ser utilizado como ingrediente em receitas ou o protagonista do cardápio, seja como entrada ou petisco. Já que, quando se pensa em queijos, se lembra da Tirolez, a maior empresa 100% brasileira de queijos e uma das principais marcas de laticínios do país, conta a história do queijo e ensina como fazer Queijo Camembert Empanado em Crosta de Pimenta-do-reino com Mel para celebrar a data.

Conheça a história do queijo. Você sabia que o queijo tem mais de seis mil anos? Apesar de a sua origem ser desconhecida, existe uma lenda que diz que o queijo foi produzido acidentalmente. Um mercador árabe teria saído para cavalgar sobre o sol escaldante com o seu cantil, um recipiente para armazenar líquidos. Curiosamente, foi levado leite para matar a sede em vez de água e, horas depois, ao tentar se refrescar, o mercador notou que aquele leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado e uma porção sólida: o queijo.

Apesar de o queijo ter sido descoberto de maneira tão inusitada, para fabricar queijos, é necessário contar com experiência e compreender as variáveis técnicas que fazem parte do processo de fabricação de cada tipo de queijo, entre elas, a qualidade do leite utilizado e o tempo de maturação.

Em comum e independentemente do tipo, os queijos oferecem diversos benefícios à saúde, pois são ricos em proteínas, cálcio, vitaminas, como A, B2 e B12, e minerais, como o zinco e o selênio.

Que tal contar a história do queijo e as suas características enquanto serve um aperitivo ou entrada diferenciada? O Queijo Camembert Tirolez Empanado em Crosta de Pimenta-do-reino com Mel tem sabor único e promete encantar a todos. Confira abaixo o modo de preparo:

Queijo Camembert Tirolez empanado em crosta de pimenta-do-reino com mel
Divulgação Tirolez

Queijo Camembert Empanado em Crosta de Pimenta-do-reino com Mel

Ingredientes
2 embalagens de Queijo Camembert Tirolez
1 xícara de farinha de pão tipo panko
1 colheres de sopa de pimenta-do-reino moída na hora
1 ovo
2 colheres de sopa de mel
Óleo de milho para fritar

Modo de Preparo
– Em uma tigela, misture a farinha panko com a pimenta-do-reino. Reserve.
– Em outra tigela, quebre o ovo e bata até ficar homogêneo.
– Passe o queijo camembert Tirolez no ovo e, depois, empane na farinha de pão com pimenta-do-reino.
– Frite em óleo bem quente dos dois lados.
– Retire do óleo e deixe descansar por alguns segundos no papel absorvente.
– Sirva acompanhado de mel e algumas torradinhas.

Sobre a Tirolez

Fundada há 40 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.900 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.

Por Mariana Viotto ( Press a Porter )

Edição: Leanderson Amorim ( Nordestinos Paulistanos )