Cavalo Árabe mostra toda a sua funcionalidade na II Etapa de Salto e Hipismo Rural da ABHIR

Cavalo Árabe mostra toda a sua funcionalidade na II Etapa de Salto e Hipismo Rural da ABHIR Divulgação/ABHIR

Disputas foram realizadas no fim de maio no Clube de Cavaleiro Victorino Machado, em Rio Claro/SP; conheça os conjuntos que pontuaram pelo Campeonato da ABCCA

A fim de fomentar a funcionalidade da raça, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Árabe (ABCCA) reatou a parceria com a Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural (ABHIR). Assim, a primeira prova da modalidade, bem como de Salto, valendo pelo Campeonato da ABCCA aconteceu nos dias 29 e 30 de maio, no Clube de Cavaleiro Victorino Machado, em Rio Claro/SP.

Raça Árabe representa cerca de 40% dos cavalos que competem nas provas da ABHIR.
Divulgação/ABHIR

De acordo com o presidente da ABHIR, Ricardo Vidotto, essa parceria entre as duas entidades já proporcionou um maior fomento do cavalo Árabe e das modalidades de Hipismo Rural e Salto. “Os competidores têm entrado em contato com a gente para saber como se inscrever na Arabian Cup. Então, eu vejo essa parceria com um saldo muito positivo. Ficamos sem realizar esse campeonato por um tempo, mas nessa retomada a aceitação foi muito legal. E agora vamos dar continuidade para esse campeonato do Cavalo Árabe dentro da ABHIR seja um sucesso”.

Exemplares árabes que participarem das etapas da ABHIR acumularão pontos no Campeonato ABCCA 2021
Divulgação/ABHIR

Por conta da pandemia da Covid-19, só puderam entrar no recinto de provas da II Etapa de Salto e Hipismo Rural da ABHIR os atletas e responsáveis que apresentaram carteirinha de vacinação com as duas doses ou exame negativo para a doença. Além disso, todos os protocolos sanitários de segurança foram seguidos durante a realização do evento.

De acordo com os organizadores, a II Etapa de Salto, Hipismo Rural e Top Riders contou com a participação total de 193 participantes, entre eles conjuntos formados com o Cavalo Árabe. Afinal, atualmente a raça representa cerca de 40% dos cavalos que competem nas provas da ABHIR. Contudo, vale lembrar que as disputas da ABHIR são abertas a todas as raças equinas.

Vale esclarecer que os resultados obtidos nas Etapas do Campeonato ABHIR Salto e Hipismo Rural pelos conjuntos formados por exemplares árabes com registro na ABCCA e com confirmação de resenha por Inspetor Técnico do Stud Book, acumularão pontos no Campeonato ABCCA 2021. Assim, pela contagem ABHIR e após soma de todas as etapas serão apontados os campeões que serão premiados na Festa de Encerramento ABHIR, no fim do ano.

Próxima etapa do campeonato ABHIR será realizado em Jaú/SP
Divulgação/ABHIR

Seguindo, portanto, quatro categorias exclusivas do cavalo Árabe que englobam as categorias da ABHIR. São elas:
1) Salto tempo ideal: para as categorias ESCOLA, ESTREANTE, PRELIMINAR E NÍVE I TI;
2) Salto ao cronômetro: para as categorias ASPIRANTE, NÍVEL I, NÍVEL II, NÍVEL III e NÍVEL IV;
3) Hipismo Rural I: para os conjuntos que participam do Hipismo Rural sem cross. (Mini Mirim, Iniciantes e Estreantes);
4) Hipismo Rural II: para os conjuntos que participam do Hipismo Rural com cross (Nível I, Intermediaria, Performance e Força Livre);

Agora a III Etapa de Salto e Hipismo Rural será realizada em Jaú, com a Inauguração da Sociedade Hípica de Jahu, nos dias 26 e 27 de junho.

Campeões árabes da etapa

O maior pontuador da raça árabe na etapa valendo pelo Hipismo Rural foi AF Celotex. O animal teve bom desempenho em várias categorias, mas subiu no lugar mais alto do pódio em duas, na Estreante 0,60 m com Manuella Verbena, e na Aspirante 0,80 m com Giulia Verbena.

Em segundo lugar pelo Hipismo Rural no Campeonato da ABCCA aparece Blues Brother Rach que participou das disputas com a amazona Sofia de Rubio e Pinho. O animal ficou em 3º na categoria na categoria Avançados 0,90.

Já na modalidade de Salto pelo Campeonato da ABCCA o exemplar árabe que lidera é RFI Hafiza El Shiraz com Lorena Viude Toré. Afinal, o conjunto conquistou dois bons resultados na etapa: 9º na categoria Aspirante 0,80 m com desempate e em 6º lugar na categoria Preliminar 0,80 m em Tempo Ideal. Além disso, o RFI Hafiza El Shiraz foi campeão da categoria Escola 0,40 m com o cavaleiro Henrique Viude Toré, e, assim, a dupla ocupa a 5ª posição no campeonato.

Por fim, em segundo lugar no Campeonato ABCCA de Salto em parceria com a ABHIR aparece Red Diamond Style JM e Adão Lopes, que ficaram em 8º na categoria Escola dos Pais. O exemplar ainda ocupa a 4º lugar no campeonato com o cavaleiro João Brasileiro, já que a dupla ficou em 3º lugar na categoria Preliminar 0,80 m em Tempo Ideal e em 4º lugar na Aspirante 0,80 m com desempate.

Abaixo você confere o resultado completo do Campeonato da ABCCA 2021, tanto do Hipismo Rural quanto de Salto, em parceria com a ABHIR.

CAMPEONATO ABCCA 2021 – HIPISMO RURAL

1º GIULIA VERBENA e AF CELOTEX
2º SOFIA DE RUBIO E PINHO e BLUES BROTHER RACH
3º LUCAS DE CAMARGO MODANEZ e NIKOLAI AJR
4º JONHHY HERCULANO DA SILVA e BEIJU 7F
5º JULIA MAROSTICA SCHWARZ e BELLY EL POWER
6º SOFIA DE RUBIO E PINHO e BELLY EL POWER
7º MARIANA FRANZE e RAFIK MORAB
8º MARIA EDUARDA FACCO e CZAK CANCHIM

CAMPEONATO ABCCA 2021 – SALTO

1º LORENA VIUDE TORÉ e RFI HAFIZA EL SHIRAZ
2º ADÃO LOPES e RED DIAMOND STYLE JM
3º FERNANDO PEDROSO e RUBI ALBAR
4º JOÃO BRASILEIRO e RED DIAMOND STYLE JM
5º HENRIQUE VIUDE TORÉ e RFI HAFIZA EL SHIRAZ
6º MARIA FERNANDA DE ALICE ARAUJO e FT PETRUS
7º RODRIGO LEPRI FRISANCO e BEIJU 7F
8º LORENA VERBENA e HPA DARVUS
9º YLUSKA LIMINE GIL FERNANDES e NIKOLAI AJR
10º DIEGO JENSEN DE ARRUDA AUGUSTO e AL VENTUR
11º LUANA BIAZOTTO EVANGELISTA e NASKATT JM
12º LARA MACEDO DORIN e NASKATT JM
13º LUCA JENSEN DE ARRUDA AUGUSTO e AL VENTUR
14º MARIA EDUARDA CAMPAGNONE e JOLIE RAC

Para mais informações sobre o Cavalo Árabe, acesse o site da ABCCA, o endereço é www.abcca.com.br. Além disso, siga as redes sociais da Associação:

Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Redação Nordestinos Paulistanos 

Por Veronica Formigoni – Comunicação Equestre