Cake By Yu: conheça a confeitaria que vai além do sabor e investe em transformação digital e diversidade

O estabelecimento na Vila Mariana ultrapassa o sabor ao abraçar causas e investir em tecnologia

Foto – Divulgação

Tudo começou com amor e sonhos. Muitos sonhos! Um sonho de proporcionar boas experiências aos que são apaixonados pelo universo mágico e diversificado da confeitaria.

Cake By Yu foi idealizada pela confeiteira que batiza o trocadilho com seu nome (Yu de Yukari), e que também é um exemplo de self-made woman que, além da comandar o seu negócio está à frente do seu tempo ao ser multitarefa, ambiciosa, e com sede de proporcionar experiências únicas para quem busca pela qualidade no seu trabalho. A formação em Biologia (UNISA) e Teatro (ECA-USP) ajudaram a reger um projeto que tem como filosofia reunir a arte e o cuidado com a experiência proporcionada ao cliente. Criatividade, sabor, combinação certeira de ingredientes, resultado autêntico e cheio de beleza estão por trás do seu trabalho.

“Mais do que deixar o dia de nossos clientes e colaboradores mais doce, todo o conceito desenvolvido pela Cake By Yu tem por objetivo reunir o antigo ao moderno e buscar na confecção de bolos e doces o valor da produção artesanal, usando a tecnologia como meio de empoderar as pessoas com a nossa filosofia, bem como de impulsionar nosso trabalho. Nós acreditamos que o cerne dos bons negócios na confeitaria é aquele que resgata a conexão com os alimentos e com um processo de produção leve, divertido, detalhista e que estimule boas experiências”, explica Yukari Carolina, uma das sócias e chef da marca.

A marca acredita que cada pedido tem o poder de resgatar memórias afetivas, despertar o interesse em novos sabores, encantar os olhos e reunir as pessoas ao redor da mesa. Tudo isso sem perder o seu lado artesanal que é tão importante, ao mesmo tempo que se molda às transformações e empodera pessoas usando a tecnologia como amiga.

“Diante de tantas transformações, vemos que empreender e atrair clientes é um percurso que passa, inevitavelmente, pelo desafio de usar o universo digital com inteligência. Isso envolve não somente pensar com cuidado ao produzir os conteúdos que divulgamos na internet, pois queremos que as pessoas sejam acalentadas com uma apresentação cuidadosa sobre nossos produtos e a filosofia do nosso trabalho, mas também repensar como essa transformação digital vai muito além do processo de digitalização e promove uma verdadeira mudança estrutural nas empresas”, pontua Gabriel Barreiros, que é sócio e investidor na Cake By Yu.

Foto – Divulgação

Cake By Yu e expansão: abraçando estratégias e a tecnologia

Reconhecimento, aumento da boa repercussão e uma ótima reputação. Alguns negócios deixam de representar somente uma pessoa para se expandir, inspirar e empoderar. As receitas e os processos caseiros e artesanais abraçados pela Chef Yukari Carolina cresceram e, hoje, completam 7 anos, impulsionando novas possibilidades e a abertura de novos horizontes. Era a hora de dar as boas-vindas a novas ideias. Foi assim que a confeiteira se uniu a seus dois novos sócios, o investidor Gabriel Barreiros, que trouxe um universo mais dinâmico, com o conhecimento estratégico dos benefícios inspirados pela transformação digital e o também confeiteiro e administrador de empresas Fábio Bibiano. E a partir desse encontro de três mentes brilhantes, se fez o alinhamento de valores para contribuição da transformação digital da Cake By Yu.

A tecnologia é amiga dos negócios e é um dos pilares da marca, criando assim uma cultura organizacional, solucionando problemas tradicionais de mercado, como produtividade, estruturação de marca, entrega e gestão de custos. É possível resgatar raízes nos processos de produção com equilíbrio para que, consequentemente, o trabalho proporcione boas experiências e fidelize pessoas. Partindo dessa ideia, a Cake By Yu repensou a estrutura da empresa como um todo, revisitou processos, simplificando e adotando tecnologia, principalmente naquilo que não era o seu core. Isso inclui um planejamento, flexibilidade, adoção de metodologia ágil em áreas estratégicas, como vendas, compras, finanças e logística.

Desta forma a empresa que tem como valor a tradição do feito à mão, também desfruta dos benefícios de viver em meio a um ecossistema startup, utilizando desde ferramentas para geração de leads, CRM, operacionalização de contratos e entregas, faturamento, controle de acessos e gestão de pessoas 100% integradas.

“Com isso, a Cake By Yu também quer mostrar o quanto o universo digital é fundamental para empoderar novos pequenos produtores e empreendedores, bem como reunir pessoas para que, por meio de todo o trabalho que desenvolvemos até aqui, possamos ensinar e conduzir projetos que tenham a tecnologia como aliada para garantir resultados melhores e mais robustos. Esse universo é vasto, dinâmico e tem espaço para que todo mundo possa experimentar e mostrar a que veio. E nós sabemos que, por exemplo, existem muitos cozinheiros e confeiteiros que trabalham como autônomos e ainda não abraçaram a transformação digital em sua rotina de trabalho – algo que vale o convite para uma reflexão”, explica Gabriel Barreiros.

Com toda essa reestruturação, podemos mostrar que a tecnologia auxilia nessa mudança e modernização de processos, promovendo a redução de custos, dialogando entre si e mantendo os valores da empresa. Na Cake By Yu, nossa filosofia e missão seguem as mesmas, com receitas caseiras e processos completamente artesanais. Mas foi através dos benefícios trazidos pela tecnologia que pudemos manter tais valores em meio à expansão: otimizando processos, podemos concentrar mais tempo e cuidado nas tarefas do dia a dia. Com as ferramentas certas, a Yukari e o Fábio puderam seguir com seu amor pela confeitaria de butique – caseira e com receitas que remetem à nostalgia. Enquanto isso, Gabriel veio com a bagagem completa da transformação digital, promovendo uma mudança na cultura organizacional para fortalecer e inspirar as bases dessa democratização: impulsionar a diversidade e promover a equidade salarial.

Dessa forma, ressaltamos: a tecnologia não substitui o homem e o valor de seu trabalho, mas auxilia o mesmo a otimizar tempo e focar a atenção em outras áreas de produção. E é assim que nós deixamos nossa mensagem de boas-vindas para você. A você que já nos acompanha e a você que chegou agora, através da divulgação do nosso trabalho. Queremos que os nossos resultados também sirvam de inspiração para que você desperte essa vontade de impulsionar seus negócios usando mídias digitais e ferramentas tecnológicas que se convergem. Unir o antigo ao novo, ser autêntico e fiel aos seus valores: tudo isso é possível!

Que seja o início de uma nova jornada para nós todos! Uma jornada próspera e com expectativas grandiosas para o futuro. Tudo isso, é claro, sem esquecer daquela pitadinha doce que faz toda a diferença no nosso dia.

Espaço para eventos

Em uma charmosa casa com referências no design de interiores de cafés e casas históricas de Berlim, combinando harmonicamente o estilo vintage e o atual, a Cake By Yu disponibiliza espaço para eventos que comportam até 120 pessoas. O lugar dispõe de infraestrutura completa com decoração, alimentos e bebidas, rede Wi-Fi, projeção e iluminação, além de uma equipe especializada para assistência de ponta a ponta. Os eventos poderão ser montados em diversos formatos, tanto corporativos, como reuniões, lançamentos, treinamentos e confraternizações, quanto sociais, como casamentos e comemorações em geral.

Foto – Divulgação

Responsabilidade social

Temas como maternidade, carreira, inclusão social e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional fazem parte do ambiente profissional. A diversidade pode ser observada no quadro de funcionários em que estão incluídos profissionais considerados fora da idade para o mercado de trabalho, de bairros afastados, uma grávida e uma transexual. “Claro, que há muitas outras pautas para serem olhadas e incluídas. Estimular o aprendizado e a convivência, fazer arranjos dentro da própria equipe, incentivar a empatia com o outro e, principalmente, ter esse olhar sensível para fazer a diferença no mundo dos negócios está enraizado no nosso DNA”, finaliza

Foto – Divulgação

Gabriel Barreiros.

Sobre Cake By Yu:

Com o objetivo de criar um bolo único em cada momento especial a Yukari Carolina criou a Cake By Yu. O negócio cresceu e a ele se somou Fábio Bibiano com a sua paixão pela produção de bolos e Gabriel Barreiros, empreendedor e apaixonado por tecnologia. Os três amigos e sócios estão unindo o conhecimento no mundo das festas com o talento na cozinha e a dedicação nos negócios para expandir a confeitaria, que em 2015 ganhou o Prêmio Top Qualidade Brasil e esteve entre os 100 Melhores do Ano na Gastronomia no prêmio ABRAHM.

De olho no futuro, a Cake by Yu foca em diversidade, sustentabilidade, tecnologia e ingredientes saudáveis para se firmar como uma marca responsável e conectada aos novos tempos. A profissionalização acontece sem perder o essencial: a artesanalidade do processo. Nossos bolos continuam sendo batidos a mão e pensados especialmente para cada cliente.

Por Ercília Ribeiro ( Visar )

Edição: Leanderson Amorim ( Nordestinos Paulistanos )