7 anos de Instituto Neymar Jr: craque relembra influência e simbolismo do número na carreira

Projeto Social que atende 3 mil crianças e jovens completa aniversário dia 23 de dezembro e projeta retomada em 2022

Divulgação

O 7 sempre esteve presente na carreira de Neymar Jr. Sua relação com o número teve início através de uma herança que veio do seu pai, Neymar da Silva Santos, e agora em 2021 ganhou um novo significado para a família. Hoje, dia 23 de dezembro, o Instituto Projeto Neymar Jr. completa 7 anos e o atacante da Seleção Brasileira e do PSG falou sobre as coincidências e simbolismo do número em sua vida.

 

Na década de 90, Neymar pai defendia o União de Mogi, e nas costas carregava o número que o filho Neymar Jr. viria a usar quando começou a jogar futsal pelos times Gremetal e Portuguesa Santista. Os anos foram passando e o número 7 permaneceu na vida do atacante, mesmo que por acaso.

No dia 7 de março de 2009, aos 17 anos, Neymar Jr. estreou pelo Santos FC. Na ocasião ele usou a camisa de número 18 e não balançou as redes, mas quis o destino, que seu primeiro gol como jogador profissional fosse feito vestindo a camisa 7 do clube alvinegro.

 

“É engraçado que o número sete sempre está próximo à minha vida. A relação que eu tenho com o sete é desde pequeno. Sempre gostei de jogar com a camisa sete, justamente por causa do meu pai. No começo sempre foi por causa dele, que usava a camisa 7 e depois tem essas coincidências com o número”.

 

Com a carreira consolidada, Neymar Jr. se tornou o que chamamos no INJR de “Herói Possível” para milhares de jovens que vivem em vulnerabilidade social. Mas o começo dessa história começa novamente com o número, porque é a partir dos 7 anos, que os alunos são inseridos no projeto social.

 

Em 2014, que inclusive quando somamos todos os números desse ano o resultado dá 7, o Instituto Projeto Neymar Jr. abriu suas portas para apresentar para a comunidade qual era o seu propósito de trabalho.

 

Com o projeto oficialmente apresentado para a comunidade de Praia Grande e para o mundo, o Instituto começou a receber alunos entre 7 e 18 anos, em 13 de abril de 2015. O Instituto fornece de maneira gratuita atividades educacionais, esportivas, atendimentos voltados para as áreas da saúde e da cultura, além de receber milhares de famílias, da cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo, tendo um alcance mensal de 10 mil pessoas assistidas e beneficiadas.

 

O momento é de comemoração pelo aniversário do projeto, mas nos últimos 2 anos, o Instituto esteve de portas fechadas por conta da pandemia da COVID 19 e viveu momentos de incertezas por toda a situação sanitária e econômica que o mundo presenciou. Mas mesmo nesse período, o projeto foi mantido com 100% dos recursos financeiros de Neymar Jr., possibilitando que o Instituto mantivesse o emprego de todos os seus 142 colaboradores.

 

“É difícil você saber como as crianças vão voltar. Espero que elas voltem com saúde, felizes e empolgadas para que elas possam retomar todo o processo que a gente estava construindo e que possa ser o mais rápido possível. Espero que a gente se adapte e que elas também se adaptem o mais rápido possível nas coisas que o Instituto tem a oferecer”.

 

Com a retomada das atividades no país, o Instituto abre suas portas em 2022 para comemorar não só o retorno dos alunos e de seus familiares, mas também o seu aniversário de 7 anos.

 

Sobre o Instituto Projeto Neymar Jr.

O Instituto Projeto Neymar Jr. (INJR) é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo ampliar as oportunidades de crianças, adolescentes e suas famílias, em situação de vulnerabilidade social. Inaugurado em dezembro de 2014, a instituição atende atualmente milhares de crianças e jovens com idades entre 7 e 17 anos, impactando mais de 10 mil pessoas. O projeto é mantido com recursos próprios, doações e parcerias com a iniciativa privada.

 

O Instituto está localizado no Jardim Glória, na cidade de Praia Grande, comunidade que possui diversas dificuldades e limitações já vivenciadas por Neymar Jr. e sua família, que foram moradores do bairro. As atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de saúde preventiva acontecem em um complexo de 8.400 m², em área cedida pela prefeitura da cidade.

 

Um dos pilares do Instituto que engloba todas as atividades pedagógicas e esportivas é o atendimento especializado e individualizado, realizado pelos profissionais do Espaço Saúde do Instituto Neymar Jr. anualmente. Através de serviços gratuitos oferecidos por renomadas empresas do mercado que atuam diariamente nos consultórios do projeto social, oferecemos uma estrutura para melhorar a qualidade de vida dos alunos assistidos, que passam por avaliação médica e odontológica, além de realizarem exames cardiológicos, oftalmológicos, clínicos e atendimento com a equipe de Serviço Social e Psicologia do Instituto.

 

O programa educacional do INJR visa reforçar o conteúdo escolar dos beneficiados, oferecendo disciplinas próprias e complementares ao seu desenvolvimento, com foco principal na evasão escolar. As disciplinas oferecidas são Artes, Conhecimentos Gerais, Matemática, Música, Espanhol, Inglês, Francês, Informática Leitura e Escrita e Robótica. As aulas têm como objetivo além, do desenvolvimento educativo, aspectos relacionados ao convívio em sociedade e relacionamento interpessoal.

 

O esporte é um grande componente para o INJR atingir seus objetivos e realizar sua missão. Tem um papel destacado porque além de trabalhar o aspecto motor das crianças, é capaz de gerar aprendizagens relevantes e elementares para o desenvolvimento humano. As modalidades oferecidas são Basquete, Futebol, Futsal, Handebol, Jogos de Tabuleiro, Dança, Judô, Natação e Vôlei.

 

Além do atendimento às crianças, foram desenvolvidas atividades para os familiares dos alunos. O atendimento abrange cursos profissionalizantes, palestras e atividades físicas, que englobam hidroginástica, musculação, dança, ginástica funcional, futebol, futsal e vôlei. Todas essas ações visam conscientizá-los sobre temas diversos, ampliar a possibilidade de renda per capita das famílias e ampliar sua qualidade de vida.

Assista o vídeo aqui >

                                         

 

Para mais informações

Helena Passarelli helena.passarelli@institutonjr.org.br

+ 55 13 99188 6572

Day Crespo daycrespo@nnconsultoria.com

+ 55 11 99958 7411

www.institutoneymarjr.org.br

Instagram – @institutoneymarjr

Facebook – @InstitutoNeymarJr

Twitter – @InstitutoNJr

youtube.com.br/institutoneymarjr   

Redação NordestinosPaulistanos 

Por  Criarte Produçoes