5 habilidades que profissionais do setor de bebidas precisam ter em 2021

Especialistas destacam pontos fundamentais para o trabalho de bartenders, donos de bares e restaurantes frente às novas necessidades de mercado e de consumo

Banco de imagens gratuitas

São Paulo, janeiro de 2021 – Profissionais de diversas áreas aproveitam o início do ano para planejar o desenvolvimento de carreira e negócios. Para quem trabalha no setor de bebidas, dos bartenders aos donos de bares e restaurantes, essa tarefa pede um pouco mais de atenção no pós-pandemia, considerando novos protocolos, maior concorrência e consumidores mais exigentes. O BCB São Paulo convidou Carolina Oda e Marco De la Roche, Embaixadora do evento e Consultor de Educação da feira, respectivamente, para pontuarem as habilidades necessárias para se destacar nesta temporada.

 

1 Hospitalidade

O ano de 2021 tende a ser um período de transição entre o isolamento e a tradicional rotina de bar, mas é fato que a hospitalidade, algo que ganha força desde o ano passado, vai se tornar cada vez mais essencial. “Os clientes querem ser bem acolhidos e ter uma boa experiência, ainda mais depois de tanto tempo longe dos bares e restaurantes. Os profissionais precisam ser cada vez mais humanos e estarem dispostos a garantir momentos leves e agradáveis aos clientes”, explica Marco.

 

2 Gestão de pessoas 

Um bom líder precisa sempre observar os movimentos dos colaboradores, ainda mais depois da chegada de um período de incertezas e mudanças. “É necessário ter atenção à saúde mental dos funcionários, algo muito importante e que, felizmente, deve ser cada vez mais abordado, já que estamos falando de seres humanos. Fazer uma boa gestão de pessoas garante um ambiente melhor e reflete na produtividade do negócio”, afirma Carolina.

 

3 Gestão de negócio 

O cenário desafiador também exige um controle eficiente de todas as variáveis, o que, segundo o Consultor de Educação do BCB São Paulo, ainda é um entrave. “Gerenciar o estoque, oferecer serviços e produtos de qualidade, e terminar o mês com lucro são pontos fundamentais para um bar ou restaurante existir sem gerar dor de cabeça. O especialista do setor de bebidas deve se aprimorar no estudo de como fazer uma gestão mais completa”, diz.

 

4 Aprimoramento profissional 

A concorrência de mercado e o fluxo contínuo de novidades exigem que os profissionais se mantenham atualizados. Para a Embaixadora do BCB SP, a chegada da pandemia só reforçou a necessidade de estudo. “O conhecimento é essencial tanto para encontrarmos alternativas enquanto a pandemia não chega ao fim, como para estarmos prontos para quando o setor acelerar com força total. Hoje, muitas esquipes estão reduzidas, o que significa que os profissionais estão acumulando funções e, desta forma, precisam de técnica para executar bem as novas tarefas”, destaca.

 

5 Segurança 

Carolina lembra, ainda, que o respeito aos protocolos de prevenção à COVID-19 seguirá como algo fundamental, já que, inclusive, consumidores continuarão a procurar por lugares que demonstrem responsabilidade e preocupação com o bem-estar do cliente. “Há regras que precisam ser seguidas e isso é essencial para mostrar a seriedade dos locais e profissionalismo de quem está atendendo. É preciso treinamento para que a equipe aja da melhor forma e faça os clientes se sentirem seguros”, conclui.

Para se manter atualizado sobre novidades e tendências do setor de bebidas, basta acessar o site do BCB São Paulo e as redes sociais do evento.

 

Serviço

Bar Convent São Paulo 2021

Data: 14 e 15 de junho

Horário: 11h às 19h

Local: Expo Barra Funda (SP)

Site: https://www.barconventsaopaulo.com.br/pt-br.html

Facebook: https://www.facebook.com/BarConventSP

Instagram: https://www.instagram.com/barconventsp/?hl=pt-br

 

Sobre o BCB São Paulo

É a principal feira de destilados premium para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos no Brasil e na América do Sul. A primeira edição, realizada em 2019, foi muito bem recebida pelo setor pela mescla de negócios, networking e conteúdo qualificado, reunindo grandes referências nacionais e internacionais. O BCB São Paulo traz para o país o conceito de sucesso na Alemanha, onde acontece desde 2007, e nos Estados Unidos, desde 2018.  Saiba mais em www.barconventsaopaulo.com.br

 

Sobre a Reed Exhibitions

Principal organizadora de eventos do mundo, com mais de 500 eventos em mais de 30 países. Em 2016 a Reed reuniu mais de sete milhões de participantes em eventos de todo o mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje os eventos da Reed são realizados em toda a América, Europa, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e África, organizados por equipes em 38 escritórios. A Reed Exhibitions atende 43 setores da indústria com eventos comerciais e de consumo. Faz parte do RELX Group plc, líder mundial no fornecimento de informações e análises para clientes em todas as indústrias. www.reedexpo.com

Por Giovana Telles ( KB Comunicação )

Edição: Leanderson Amorim ( Nordestinos Paulistanos )