Conheça a história da iguaria, opção para devorar na data dedicada ao mais gostoso dos pecados capitais

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O dia da gula é comemorado em 26 de janeiro e, embora remeta a um dos pecados capitais, deleitar-se vez ou outra não faz mal a ninguém. Há quem considere que a iguaria, carro chefe da rede Bendito, especializada em brownies e cookies, hoje tão populares, tenha surgido por volta do século XVII e que o nome venha do holandês koekje, que significa “pequeno bolo”. A história que se sabe é que, para verificar se a temperatura do forno estava correta e, assim, evitar erros com o restante da massa, colocava-se uma pequena quantidade da massa ainda crua no forno. O resultado era o biscoito próximo ao que conhecemos hoje.

A partir disso, os britânicos descobriram que esse pequeno biscoito combinava muito bem com o tradicional chá e passaram a consumi-lo com frequência. Já nos Estados Unidos, Ruth Wakefield, dona de uma pousada em Massachusetts, por volta de 1930, criou o cookie como definitivamente o conhecemos hoje, com pedaços de chocolate. Não se sabe ao certo se a receita foi resultado de um acidente ou de um fato intencional, mas a certeza é que ela fez muito sucesso entre os hóspedes, virou febre e foi se difundindo cada vez mais, não só no país, como em vários outros pelo mundo afora.

Inicialmente apenas um teste e depois possivelmente resultado de um pequeno erro na receita, hoje em dia as opções de cookies são inúmeras, além de deliciosas, como é o caso do Bendito, que hoje tem mais de sete opções de sabores de cookies, além de outras variações bem criativas, como cookies recheados e sanduíches de cookies, com massa de chocolate ou baunilha e recheio de chocolate branco, ao leite, meio amargo, brigadeiro, nutella e até a versão diet.

Sobre Bendito

Criado em 2013 por Rosana Braem, o Bendito é uma rede de franquias especializada em cookies, brownies e cafés gourmets. Dentro do conceito de confeitaria fina, a marca trabalha com receitas exclusivas e o mais puro chocolate belga Callebault, o que garante requinte e originalidade do produto final. No franchising desde 2017, a rede tem atualmente seis lojas, todas no estado do Rio de Janeiro, e oferece dois modelos de negócios: lojas de rua e quiosque. Em 2019, o grupo Espetto Carioca passou a ser acionista da rede, dando um novo ritmo a expansão pelo Brasil.

Por Laís Molina ( Markable )

Edição: Leanderson Amorim ( Nordestinos Paulistanos )